Cerca de 120 pessoas participaram nesta quinta-feira (28/5) da reunião regional de capacitação sobre os critérios do Programa Município VerdeAzul – Ciclo 2015, realizado no auditório do SENAC, em Americana. O encontro reuniu interlocutores representantes de 95 municípios que compõem as bacias hidrográficas Piracicaba/Capivari/Jundiaí e Mogi-Guaçu. A reunião foi aberta pelo secretário de Meio Ambiente de Americana, Adriano Camargo Neves, que representou o prefeito Omar Najar no encontro. “Cada vez mais, as adesões ao Programa Município VerdeAzul estão crescendo. Os municípios estão atentos e preocupados em desenvolver ações que promovam o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Americana tem promovido diversas ações, com o apoio das secretarias municipais e tem buscado parcerias com empresas, ONGs e outras instituições para que possamos envolver toda a sociedade neste trabalho de preservação e conscientização”, disse Adriano.
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Americana ocupa a 11º posição no ranking de reconhecimento de ações em prol do meio ambiente e somente 118 cidades têm a certificação do Selo VerdeAzul, indicando que o município tem avançado na política ambiental. A avaliação do trabalho desenvolvido na cidade é feita anualmente, por meio do Programa Município VerdeAzul, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
São avaliadas ações, projetos e obras promovidas nas questões de esgoto tratado, educação ambiental, gestão das águas, qualidade do ar, resíduos sólidos, entre outras diretivas. Com a boa classificação, o município tem a possibilidade de ter prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP), podendo ampliar as ações, segundo a interlocutora do programa em Americana, Kátia Birke.
A capacitação técnica realizada em Americana foi coordenada pelo técnico José Ricardo Lopes, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e teve a participação de representantes dos órgãos que compõem o Sistema Ambiental Paulista, da coordenadoria de Defesa Civil do Estado, do Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE), da Defesa Civil de Americana, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, entre outros órgãos.
“A proposta do treinamento é promover o alinhamento das políticas públicas estadual e municipais, com foco estratégico na área ambiental com temas que possam ser explorados por todos, de maneira diferenciada. Criar uma rede de articulações, gerar resultados visíveis com prazos pré-determinados, que possam ser expostos publicamente, promovendo a consolidação, o fortalecimento e o planejamento da gestão ambiental”, explicou José Ricardo.
As cidades que compõem as bacias hidrográficas Piracicaba/Capivari/Jundiaí e Mogi-Guaçu são: Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Analândia, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Elias Fausto, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Iracemápolis, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Limeira, Louveira, Mombuca, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Salto, Saltinho, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santo Antônio de Posse, São Pedro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo, Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Araras, Barrinha, Conchal, Descalvado, Dumont, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Guariba, Guatapará, Itapira, Jaboticabal, Leme, Lindóia, Luís Antônio, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Motuca, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro e Taquaral.