Neste ano, o Concurso Vinhos e Destilados do Brasil apresenta a 17ª edição nacional e ocorre entre os dias 15 e 18 de julho. O evento tem como objetivo premiar e destacar a bebida de melhor qualidade, impulsionando a exportação e valorização das bebidas nacionalmente e internacionalmente.
As inscrições e envio de amostras estão abertas até 12 de junho. Do total, 30% recebem o prêmio, concedido em medalhas Duplo Ouro, Ouro e Prata. As amostras de vinhos vêm de todas as regiões produtoras. E destilados de praticamente todos os Estados brasileiros, uma vez que eles, diferentemente dos vinhos, não requerem clima e condições de solo específico para serem produzidos.
Os vinhos são divididos em categorias, como, por exemplo, brancos, tintos, rose, suaves e espumantes. No grupo de destilados podem participar licores, uísques, vodcas, conhaques e, claro, a nossa cachaça.
Credibilidade
O rótulo precisa ser produzido no Brasil e ter registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é um quesito fundamental para a inscrição. Os jurados escolhidos possuem reconhecimento de suas expertises nacional e internacional, sendo eles jornalistas, pessoas que gostam de vinho, mas têm critérios técnicos, compradores e enólogos.
Curiosidades
Segundo pesquisa, os vinhos laureados com as medalhas obtêm 30% de crescimento em suas vendas. ???Nesses 17 anos já observamos o salto de qualidade que os produtores nacionais de vinhos e cachaças deram???, conta Eduardo Viotti, presidente do Concurso. Para 2019, alguns jurados já estão confirmados, como duas importantes personalidades do mundo das bebidas adultas, o Sr. Carlos Cabral, do grupo Pão de Açúcar e o Sommelier mais premiado do Brasil o Sr. Dionísio Chaves, do Rio de Janeiro.
Após os resultados, ocorre a premiação dos vencedores, com grande divulgação nas redes sociais, nas revistas Vinho Magazine e Spirits Magazine, através de press releases para imprensa impulsionando não somente a captação de imagem, mas também as vendas.