O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian registrou a segunda alta deste ano, que dessa vez foi mais expressiva, com crescimento de 17,0% em comparação com o mês anterior. De acordo com o índice a região Sudeste foi uma das principais responsáveis pelo aumento, marcando 18,9%, a maior expansão desde abril de 2017. Confira nos gráficos dados completos das análises mensais.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a retomada reflete o relaxamento das medidas restritivas, que atuaram fortemente em abril. “No início de maio tivemos um recuo das imposições feitas pelos governantes devido ao cenário de saúde no país, essa movimentação influenciou positivamente a confiança do consumidor, que passou a sentir mais segurança ao buscar por crédito, elevando o percentual de demanda”.

Ainda na análise mensal, os consumidores de menor renda foram o que mais procuraram pelo recurso financeiro. Aqueles que recebem até R$ 500 por mês registraram alta de 19,2% e os que ganham de R$ 500 a R$ 1.000 cresceram 17,7%. Rabi explica que, “economicamente falando, as pessoas de menor renda são mais volúveis, quando há crescimento são as que mais sobem, no entanto, essa tendência se repete também na queda”. Veja abaixo gráfico com as informações na íntegra.

Análise Anual
No comparativo ano a ano, há um crescimento de 50,8% em maio de 2021, que seria o maior de toda a série histórica do índice. No entanto, a queda de 20,7% do mesmo mês de 2020, devido ao período de lockdown, invalida essa grande expansão. “É importante considerar que com o tombo do ano passado o que seria um crescimento recorde significa apenas uma leve recuperação”, finaliza o economista.

Clique aqui e veja a série histórica do indicador na íntegra.

 


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.