Verificar a política de troca de uma loja antes de efetuar a compra, é a terceira dica do Procon de Americana para o Dia dos Pais. Diferente do que muitas pessoas pensam as lojas não são obrigadas a trocar uma roupa ou um sapato por motivo de cor, tamanho ou gosto. O ato ocorre somente se a mercadoria apresentar um defeito de fabricação. 

O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não prevê nenhuma regra para as trocas, por isso cabe a cada loja informar ao consumidor se são permitidas, se elas poderão ser realizadas e como (com etiqueta, prazo, etc.). O Procon orienta os clientes que se informem antes de realizar a compra.   
Caso o produto apresente defeito, o cliente pode voltar à loja e pedir a troca. O comerciante, neste caso, é obrigado e tem até 30 dias para consertar a peça ou dar uma nova do mesmo modelo ao consumidor. Caso a situação não seja resolvida, o cliente pode se dirigir ao Procon da cidade para protocolar a reclamação. ?? necessário que leve o cupom fiscal, o protocolo de atendimento (caso tenha), documentos pessoais e foto do produto danificado. 
O Procon de Americana fica na prefeitura, localizada na avenida Brasil, 85, Centro.