Uma dos aspectos mais importantes de se levar em conta ao criar um website é a velocidade de carregamento das páginas. Um tempo de carregamento de mais de 2 segundos é considerado inaceitável por muitos usuários, e é uma das principais causas de abandono de um site.

O primeiro passo para identificar as causas da lentidadão no carregamento de uma página é fazer uma análise completa do website. A Google oferece uma ferramenta online muito útil para este fim chamada PageSpeed. Abaixo são listadas as maneiras mais eficazes de se reduzir o tempo de carregamento de uma página.

Eliminar o Código Desnecessário

?? comum que uma boa porção do código HTML, CSS ou JavaScript de um site seja redundante ou mesmo desnecessária. Remover espaços em branco, comentários e código inativo é um bom começo. 
Outra forma de minimizar o código que precisa ser carregado é através da utilização de arquivos de código CSS e JavaScript dedicados. Isso fará com que as páginas carreguem mais rápido, uma vez que os arquivos nesses formatos são armazenados em cache pelos navegadores.
Otimizar o Carregamento de Imagens
Preferencialmente, as imagens devem ser convertidas para os formatos PNG, GIF ou JPEG. As imagens devem estar no tamanho adequado, e deve se evitar o uso de escalas diferentes, já que o tamanho da imagem permanece igual mesmo mudando as dimensões. Sempre que possível, é indicado que as imagens sejam comprimidas por meio de software. ?? importante experimentar com várias taxas de compressão até que se atinja uma relação entre tamanho e perda de qualidade aceitável.
Obter um Servidor Mais Veloz
Poucas coisas impactam tanto a velocidade de carregamento de um site quanto a localização e velocidade do servidor em que está hospedado. ?? interessante que se procure hospedar o site em uma empresa de renome e bem estabelecida no mercado. A 1&1, por exemplo, oferece planos bastante acessíveis de hospedagem, que chegam a custar menos de R$ 5,00 ao mês e possibilitam a hospedagem de domínios ilimitados para uma mesma conta, mesmo em seus planos mais básicos.
Utilizar um Plugin de Caching
Esta dica é especialmente válida para os sites que usam o WordPress na gestão de conteúdo. Existem diversos plugins voltados para a integração com a plataforma que oferecem o serviço de caching gratuitamente, como o WP Total Cache e WP Super Cache. O caching pode ser configurado manualmente no próprio código do site, no entanto, o plugin torna a otimização mais simples e acessível a qualquer pessoa.
Instalar um Tema Otimizado
Muitos problemas de carregamento podem ser evitados desde o início da criação de um site. A simples escolha de um tema otimizado para o carregamento pode reduzir muitas dores de cabeça que podem vir a surgir no futuro. Muitos sites são incríveis do ponto de vista visual, porém possuem um péssimo desempenho de velocidade. Sempre que surgirem dúvidas sobre a escolha de um tema, é melhor ficar com aquele que apresenta o melhor desempenho. 
Estas são as principais formas de se otimizar o carragamento de um site priorizando a velocidade e a experiência do usuário. Em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de distrações, um único segundo pode ser a diferença entre um cliente fidelizado ou um visitante frustrado.