Alunos autistas visitam Escola João XXIII

Brasil,

Alunos autistas visitam Escola João XXIII

4 de abril de 2015

Aproximadamente 20 alunos do Centro Municipal de Educação de Crianças e Adolescentes Autistas “Tempo de Viver” participaram, durante uma hora e meia, de aula de ginástica, brincadeira de vôlei, pintura, jogos de música e outros tipos de socialização com 50 alunos da Escola Estadual João XXIII, na manhã desta quinta-feira (2/4). O evento marcou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
 Segundo o professor de Educação Física da Tempo de Viver, Marcos Deltregggia, a visita ajudou a quebrar paradigmas. “A interação foi muita boa. ?? uma semente que está sendo plantada. Vai gerar frutos. A inclusão é convivência e os alunos do João XXIII puderam perceber o instante e a socialização”, afirmou. “Os alunos da Tempo, tendo possibilidades, conseguem interagir”, lembrou. A visita foi tão proveitosa que os alunos do João XXIII querem retribuir com uma ida ao Centro Municipal de Educação. “Nosso objetivo com esta atividade é promover, através deste intercâmbio, a interação das pessoas com transtornos do espectro autista e jovens de uma escola regular, demonstrando que eles podem ser parte efetiva da sociedade, apesar das diferenças”, afirmou a coordenadora da Tempo de Viver, Claudia Grilo. O dia 2 de abril foi fixado pela ONU como Dia Mundial do Autismo com o objetivo de a sociedade discutir a questão e reafirmar o compromisso com a inclusão e a defesa dos direitos fundamentais das pessoas com transtorno do espectro autista. No mundo, a OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que haja 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de dois milhões de autistas. A ação, “Dia Mundial do Autismo”, criada em 2008 pela ONU chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno. “O movimento de conscientização do autismo tem crescido mundialmente, com isso há uma grande divulgação dos sintomas e a importância do tratamento precoce”, lembrou Claudia. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de vida, conhecido como Transtorno do Espectro Autista, afeta o desenvolvimento de três principais áreas, interação social, comunicação e comportamento/interesses.

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Aproximadamente 20 alunos do Centro Municipal de Educação de Crianças e Adolescentes Autistas “Tempo de Viver” participaram, durante uma hora e meia, de aula de ginástica, brincadeira de vôlei, pintura, jogos de música e outros tipos de socialização com 50 alunos da Escola Estadual João XXIII, na manhã desta quinta-feira (2/4). O evento marcou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
 Segundo o professor de Educação Física da Tempo de Viver, Marcos Deltregggia, a visita ajudou a quebrar paradigmas. “A interação foi muita boa. ?? uma semente que está sendo plantada. Vai gerar frutos. A inclusão é convivência e os alunos do João XXIII puderam perceber o instante e a socialização”, afirmou. “Os alunos da Tempo, tendo possibilidades, conseguem interagir”, lembrou. A visita foi tão proveitosa que os alunos do João XXIII querem retribuir com uma ida ao Centro Municipal de Educação. “Nosso objetivo com esta atividade é promover, através deste intercâmbio, a interação das pessoas com transtornos do espectro autista e jovens de uma escola regular, demonstrando que eles podem ser parte efetiva da sociedade, apesar das diferenças”, afirmou a coordenadora da Tempo de Viver, Claudia Grilo. O dia 2 de abril foi fixado pela ONU como Dia Mundial do Autismo com o objetivo de a sociedade discutir a questão e reafirmar o compromisso com a inclusão e a defesa dos direitos fundamentais das pessoas com transtorno do espectro autista. No mundo, a OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que haja 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de dois milhões de autistas. A ação, “Dia Mundial do Autismo”, criada em 2008 pela ONU chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno. “O movimento de conscientização do autismo tem crescido mundialmente, com isso há uma grande divulgação dos sintomas e a importância do tratamento precoce”, lembrou Claudia. O autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de vida, conhecido como Transtorno do Espectro Autista, afeta o desenvolvimento de três principais áreas, interação social, comunicação e comportamento/interesses.

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