A Secretaria de Educação de Americana retomou em maio do ano passado, o Roteiro Raízes, projeto que tem como objetivo despertar o interesse e o conhecimento sobre a história do município, tema que consta no currículo escolar.
O público-alvo são os alunos do quarto ano da rede municipal de ensino e as turmas de Ensino Infantil (Nível II).
Ao fim do semestre foram atendidos 1.004 alunos, sendo 861 do quarto ano do Ensino Fundamental, e 143 alunos do Ensino Infantil Nível II. Os atendimentos foram realizados de terça a sexta-feira, das 8h às 11h 30, ou das 13h às 16h30, com duração de, aproximadamente, três horas e trinta minutos.
Durante os roteiros foram explorados os seguintes locais: casas da Conserva, Ribeirão Quilombo, Cemitério da Saudade, Portal de Americana, Rodovia Anhangüera, nascente do Rio Piracicaba, Casarão do Salto Grande, bairro Carioba, Casa de Cultura Hermann Muller, Biblioteca Municipal, Avenida Brasil (Parque Ideal) e Estação Ferroviária.
Segundo a Secretaria, os roteiros foram adaptados para atender aos dois públicos, com alterações na linguagem e conteúdo explorado em cada um deles. Foram utilizados recursos lúdicos, como fantoches, teatros e dinâmicas, tornando a abordagem do tema mais atraente e significativa para ambos.
As visitas dos alunos da rede municipal foram realizadas com transporte oferecido pela Secretaria de Educação, previamente agendadas. O projeto Raízes terá continuidade em 2017.