O prefeito Omar Najar e autoridades discutiram nesta quarta-feira (15) o aumento da violência no município e as ações de combate à criminalidade. Por iniciativa do promotor de Justiça, Clóvis Cardoso de Siqueira, a reunião realizada no gabinete do prefeito envolveu também representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Unidade de Trânsito.
O promotor de Justiça considerou a situação da segurança pública preocupante no município e defendeu ???a união de forças???. As autoridades apontaram a necessidade de ações conjuntas entre o poder público municipal e forças policiais para combater crimes como roubos, furtos, homicídios, tráfico de drogas, excesso de velocidade nas ruas e sons além dos limites aceitos pelas normas técnicas.
O promotor de Justiça apontou a região da Avenida Brasil como um dos locais da cidade onde são freqüentes as irregularidades, com o uso de som alto, venda ilegal de bebidas e consumo de drogas. Ele também defendeu que a Prefeitura reforce a fiscalização de alvarás de funcionamento dos estabelecimentos que comercializam bebidas, postos de combustíveis e lojas de conveniência, onde, geralmente, ocorrem com freqüência o desrespeito às leis.
????? preciso unir forças para que possamos dar uma resposta a Americana???, disse o promotor Clóvis Cardoso de Siqueira.
Ainda se referindo à segurança, o promotor lembrou que pelo menos 70% dos homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas. E acrescentou que ???vidas podem ser salvas e traficantes presos se todos se unirem???.
No encontro, o prefeito Omar Najar garantiu o apoio às ações conjuntas que forem programadas. Ele lembrou que o decreto nº 11.597, publicado hoje (15) no Diário Oficial, regulamenta a aplicação da Lei nº 5.907, de 13 de maio de 2016, que institui a Lei do Silêncio Urbano.
???Com a regulamentação vamos intensificar o combate aos ruídos e sons que ultrapassam os limites da lei e acabam prejudicando o sossego da população???, disse. E determinou à Guarda Municipal reforçar a operação dos agentes.
As autoridades esperam definir um plano de ação nos próximos dias e iniciar as operações ainda este mês. Em 30 dias haverá uma nova reunião para avaliação das medidas de combate e prevenção à criminalidade.
Participaram ainda da reunião o Comandante da Polícia Militar de Americana, Tenente-Coronel Mauro Luchiari Júnior; o Major José Aparecido dos Santos; o Capitão Adriano Rédua; o diretor da Guarda Municipal, Marcos Guilherme, o delegado de Polícia, José Luis Joveli; o chefe de Gabinete, Belmiro José dos Santos; os secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Walter Veneciano, e de Negócios Jurídicos, Alex Niuri; e o subsecretário da Unidade de Transportes e Sistema Viário, João Batista Biagioni.