São 15 os vereadores que ganharam um mandato pela primeira vez em Americana. Dois se envolveram em problemas com relação à assessoria e indicação de quase parentes para ocupar espaço na casa. Mas esses casos foram amplamente difundidos.
Os que, por ora, se destacam, são os dois do mesmo partido (PRP) e o insistente Thiago Martins (PV).
Martins faz um mandato de intensidade, circula junto aos servidores e já roda as cidades da região se projetando para ser mais que vereador- uma liderança regional do PV.
Guilherme Tiosso (PRP) talvez seja o que mais acerta. Foi eleito para a defesa animal e tomou para si o tema- a ponto de brigar por projetos voltados para a causa. Exagera aqui e ali, mas, fundamental, não se cansa de fazer tentativas e ter um mandato forte.
Welington Rezende (PRP) é o que melhor se posiciona com relação à prefeitura. O melhor fiscal da cidade hoje é ele. Foi candidato em 2014 a prefeito e obteve boa votação. Mostra que deve ser um nome a ser levado a sério em 2020.
O que os três possuem e que aos demais carece. Vontade de fazer projetos, requerimentos e andar pela cidade.
Claramente, tendem a ser dos mais criticados, mas ainda não caíram na lama do ‘mais do mesmo’ que já atingiu ao menos dois dos novatos.