Resposta de um requerimento enviado ao poder executivo pelo vereador Odir Demarchi (PR) deixou o parlamentar indignado. O documento questionava o tempo de espera estimado em Americana em agendamento de consultas no município.
Algumas especialidades chamaram a atenção pelo tempo exorbitante de espera. Por exemplo, cardiologista, a média de espera é de 9 meses e o retorno pode demorar até 2 anos. Os que precisarem de cirurgia vascular, a primeira consulta pode demorar 1 ano e três meses, mesmo tempo para retorno. Otorrino, pequena cirurgia demartológica e urologia também possuem tempo médio de 1 ano e cinco meses para consulta e tempo igual ou superior para retorno.
Além disso, atualmente a prefeitura não oferece especialidades como reumatologia, endocrinologia e gastro.
“Quando recebi essa resposta tive um susto muito grande. Isso é inaceitável. Eu tenho que mostrar que realmente a situação não está boa e tentar mostrar soluções. ?? lógico que o poder executivo eles estão lá para ter esse trabalho de buscar os planejamentos e eu fiscalizar. Mas também vou tentar buscar soluções”, disse o vereador.
PROJETO: O vereador protocolou um projeto de lei em que reduz para 30 dias o tempo máximo de espera para exames médicos, 90 dias para consultas e 90 dias para cirurgias eletivas. A proposta deve passar pela aprovação dos vereadores e em seguida, se aprovado, análise e sanção – ou veto – do prefeito Omar Najar (PMDB).