Ao mesmo tempo em que períodos de crise econômica são difíceis para os negócios, os tempos de baixa também podem significar um momento de transformação. Isso porque a recessão força os empreendedores a serem mais criativos. Foi o que aconteceu com o hoje palestrante David Portes.

Nos anos 80, enquanto contava apenas com sua barraca de doces para sustentar a família, o ex-camelô inventou diversas estratégias para ganhar cada vez mais e fidelizar a sua clientela. Ele aplicou em seu pequeno negócio ações como um drive thru rente à calçada, serviços de delivery e até um call center.
???Na época ainda não existia celular e eu não podia ter um telefone fixo, que era caríssimo. Então, usava três orelhões que ficavam perto da minha barraca para receber os pedidos???, explica David, que hoje acumula mais de 1.500 palestras (inclusive no exterior) e quatro empresas fundadas.
Foi com ações simples e parcerias que o ex-ambulante criou o marketing de seu negócio, sem nem ao menos saber que era o que estava fazendo. Em meio às dificuldades financeiras, ele se reinventava.
Abaixo, David compartilha quatro dicas aplicáveis a qualquer negócio em temps de crise:
1- Aproveite a sua essência
Uma característica que é sempre associada ao brasileiro é a sua criatividade. Afinal, o brasileiro sempre encontra um jeitinho de resolver os mais diversos problemas em momentos de aperto.
???Explore sua criatividade e busque por soluções que possam resolver o seu problema???, aconselha David.
Ele ainda ressalta que todos têm a habilidade de criação: ???Tenha em mente que somos criativos e que é por meio das tentativas e erros que aprendemos a desenvolver ainda mais nossa criatividade???.
2- Busque ideias em fontes diferentes
David diz que não devemos continuar procurando respostas em lugares em que não as encontramos. ???Abra a sua mente para aprender coisas novas se quiser mudar o seu dia a dia.???
Tempos de crise exigem reinvenção de processos e novas formas de pensar. Visite uma empresa de outro segmento, por exemplo, e pesquise na internet casos de empreendedores que apostaram em ideias criativas para driblar períodos turbulentos. Você vai se inspirar com as histórias e, quem sabe, pode encontrar exatamente a solução que precisava.
3- Permita-se relaxar mesmo em tempos de crise
David acredita que há um limite para as horas de trabalho. ???Ficar uma hora a mais trabalhando de vez em quando contribui para o crescimento da sua empresa, mas, fazer isso todo dia, só vai fazer com que você desista do que já construiu.??? 
4- Torne o questionamento um hábito
Não espere a crise chegar para usar a sua criatividade. Para David, isso deve ser uma atividade constante. ???Torne um hábito pensar em coisas novas.???
Uma dica do empresário é anotar todos os seus questionamentos, sejam eles relacionados ao trabalho ou não, e contá-los no fim do dia. Se você gosta de gráficos, monte um para ver o quanto seus questionamentos têm crescido.