Sexta-feira é um dia diferente e especial na Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança Curió, que fica no bairro Antonio Zanaga I, pelo fato das crianças da Creche e da EMEI cantarem ao som do violão.

E quem canta junto com as crianças e as professoras das 8h às 10h30 e das 13h às 14h é a própria diretora da escola, Maria Aparecida Antoniassi Beraldo. Assim como as crianças, ela conta que também espera com ansiedade este momento para tocar violão e cantar junto.
A diretora ainda é iniciante no instrumento, mas não perdeu tempo no início deste ano letivo. Mesmo com os dedos às vezes “enroscando” nas cordas, ela levou o violão para a escola e começou a tocar o violão e entoar canções com as crianças.
O repertório nem existia, foi sendo construído com músicas de interesse das crianças, ou seja, aquelas que elas já conhecem e com a introdução de novas. O professor que dá lições de música a Maria cifra as músicas e a ensina a tocá-las com acordes simplificados. “Fico muito empolgada e emocionada, sei das minhas limitações, errei e ainda erro, mas as professoras e as funcionárias em geral me incentivam dizendo que nem percebem quando erro os acordes e vou seguindo em frente.”
Segundo Maria a primeira música que apresentou para as crianças foi “O Menino da Porteira” e elas gostaram muito. No Facebook ela viu a postagem da música: “O Meu Amigo Eu Vou Respeitar”, que fala sobre a melhor convivência entre os colegas.  Maria relata que, nos momentos de pequenos conflitos entre as crianças, ela usa a canção e que esta surte mais efeito do que os tradicionais “sermões”. Comemora dizendo que diminuíram consideravelmente os casos de atritos entre as crianças. Quando alguma criança chega relatando que o amiguinho fez algo errado, já começa a cantoria.  
“Não estamos apenas tocando e cantando. Através da música estamos trabalhando conceitos, atitudes, expressão oral e corporal e com isso diversificando a aprendizagem de maneira prazerosa”, afirmou Maria.