Com as férias batendo à porta, damos uma “laceada” na rotina, comemos mais e não ficamos tão aplicados nos exercícios. E ainda tem aqueles que aguardam para fazer matrícula na academia depois do Carnaval… No entanto, a falta da prática regular do exercício traz problemas para a saúde. Além do ganho de peso, a pessoa perde rapidamente a massa magra que conquistou num período grande de tempo e ainda pode sofrer os terríveis “travamentos” na coluna fazendo as mais corriqueiras atividades do dia a dia.
A fisioterapeuta Márcia Viana alerta que a manutenção do exercício é mais importante do que se imagina. Ela afirma que 30 minutos diários de alguma prática bastam para dar um ???xô na preguiça???, sair ileso dos dias de folga e voltar desenferrujado para iniciar a próxima jornada.
A caminhada é uma atividade democrática. Pode ser feita até por idosos que apresentam uma saúde regular. ???Não precisam ser 30 minutos seguidos. Fracionar em três saídas de 10 minutos já movimenta o corpo o suficiente para não figurar sedentarismo???, observa a especialista, que lembra que passear com o cachorro também vale. O mesmo período diário também pode ser feito na bicicleta ou nadando numa piscina.
Marcia indica também a substituição dos elevadores pelas escadas durante as férias: ???já que não se está com tanta pressa e os sapatos de salto ficam em segundo plano, aproveite para subir e descer degraus, atividade que rende ótimo exercício para os músculos, ossos e respiração???, frisa.
Estar de férias não é sinônimo de aumentar a quantidade de comida nas refeições. De acordo com Márcia, não deixe de experimentar novos sabores nestes dias especiais, mas contenha-se e não repita o prato se, normalmente, não tem esse hábito. ????? muito comum a pessoa perder a referência e se entregar à gula só porque está de férias. Além de sentir-se desconfortável por horas após a refeição, a extravagância pesa na balança no retorno pra casa???, alerta.
???Entregue-se às saladas e frutas e hidrate-se com muita água. E não se esqueça do protetor solar!???, complementa.