O Procon de Nova Odessa realizará um ciclo de palestras na Semana Municipal do Consumidor, entre os dias 12 e 17 de março. O objetivo é popularizar o órgão e divulgar as disposições do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), orientando os cidadãos sobre seus direitos nessa área. A data especial foi aprovada por projeto de lei na sessão da Câmara na segunda-feira (5).
Na segunda-feira, dia 12, a partir das 9h, o CAS (Centro de Atendimento Social), no Jardim São Jorge, terá a presença da psicóloga Luci Castellani ministrando a palestra “Psicologia Econômica”. Na terça, dia 13, às 14h, o Clube da Melhor Idade recebe o advogado Alessandre Passos Pimentel, que falará sobre “Os Direitos dos Idosos à Luz do CDC”.
Na quarta, dia 14, a partir das 9h a Etec (Escola Técnica Estadual) recebe o secretário de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Elvis Ricardo Garcia, que já foi diretor do Procon, falando do “CDC na Prática”. Na quinta, Dia do Consumidor, às 8h30, Tiago Rabone ministra a palestra “O Poder do Marketing de Consumo” no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no Jardim das Palmeiras.
Em seguida, às 14h, haverá a entrega de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em Braille e também em áudio na Biblioteca Municipal. E às 15h está prevista a distribuição de material informativo no comércio local, a fim de popularizar os direitos dos consumidores. “?? o momento para popularizarmos o Procon em Nova Odessa”, destaca o diretor do órgão, José Pereira.
Na sexta-feira, dia 16, o condomínio Residencial das Árvores, no Jardim Monte das Oliveiras, recebe a partir das 19h a palestra “Estabeleça Metas e Diminua as Dívidas”, com a coach Ariane Mariuci. E no sábado, dia 17, o próprio diretor do Procon ministrará às 9h a palestra “CDC Descomplicado” para estagiários do SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade).
Primeiro diretor do Procon na cidade, o advogado e ex-vereador José Pereira está de volta ao cargo desde o dia 31 de janeiro. Ele pretende implantar ainda programas como o ‘Procon Vai à Escola’, ‘Procon Itinerante’, ‘Procon Móvel’ e o ‘Procon Concilia’. No ano passado foram registradas 652 reclamações de consumidores, sendo 514 casos solucionados de imediato, ou seja, cerca de 80%.
Os consumidores que tiverem dúvidas sobre produtos ou serviços podem acionar o órgão para esclarecimentos. O Procon de Nova Odessa funciona dentro do prédio do Fórum da cidade, na Avenida João Pessoa, número 1300. O telefone é o (19) 3476-3261 e o horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, para consultas telefônicas, e das 11h às 16h, para solicitações pessoalmente.