Moradores da região do Parque Gramado começaram uma campanha para acabar com cargos em comissão da prefeitura, em especial nos cemitérios da cidade. A motivação vem de uma cobrança feita ao prefieto Omar Najar e problemas observados no cemitério no último ano. A população da região resolveu juntar as reclamações em um único documento e entregar para avaliação do prefeito municipal. Isso porque, várias foram as reclamações e tentativas para conciliação, contudo, com a atual administração, nenhuma melhoria no local público foi evidenciada.Segue a lista das principais queixas, feitas inclusive durante o recolhimento das assinaturas no abaixo assinado:Furtos constantes e nenhuma providência por parte da administração;Matos muito altos sem o planejamento de poda;No período da noite, não há iluminação suficiente e nem patrulhamento;Permanência de jovens usuários de drogas no local público e sagrado;Velórios sendo realizados dentro da igreja católica e não no velório;Falta de café e descartáveis para as famílias no período da madrugada;Falta de funcionários, tornando necessário o acúmulo de horas extras e exposição dos trabalhadores locais a riscos de acidentes; No feriado de finados 2017, o cemitério estava inadequado para visitação devido restos de materiais e inacessibilidade para idosos e cadeirantes;Falta de educação por parte dos administradores, quando localizados;Fechamento dos portões laterais, o que inviabilizou todo o costume local de acesso ao cemitério;Impregnação de escorpiões no local com muitas residências envolta;Administradora usa a perua da prefeitura para fins particulares;Iniciado o muro há meses e nunca concluído, deixando materiais da prefeitura jogados sobre as calçadas;Restos mortais/caixões sendo mantidos nos fundos dos cemitérios;Empreiteiro entrando de carro e caçamba em alta velocidade;Não há mais local para plantar flores nas sepulturas;Construções e demolições diversas, sem entendimento do objetivo ou a necessidade. Portanto, um grupo de munícipes locais, comandado pelo Sr. Luis, se reuniu e definiram o documento que foi protocolizado pela Sra. Taís Cardelíquio na Prefeitura Municipal e também Câmara de Vereadores de Americana. Segue trecho do documento protocolizado com o abaixo assinado:
REF.: abaixo-assinado para regularização o cargo de administrador dos cemitérios municipais, conforme Lei nº 5750/2015.
(…) O Povo Americanense ???abaixo-assinado??? e atento a seus valores históricos e de cidadania, considerando os princípios constitucionais, buscando assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais; consciente, ainda, de seus ideais de liberdade, bem-estar, igualdade, justiça, dignidade da pessoa humana e bem comum, na construção de uma sociedade solidária, fraterna, harmônica, pluralista e participativa, requer a destituição dos cargos de ???Administradores dos Cemitérios??? as pessoas MARISA ALVES e MOACIR ROMERO.EXPOSI????O DE MOTIVOS:Fazer valer a lei sancionada pelo próprio prefeito Omar Najar, que dispõe que a função de administrador de cemitério deverá ser desempenhada por servidor público municipal que tenha sido admitido através de concurso público e suas atribuições serão previstas em decreto regulamentar (Art. 13 da Lei nº 5.750, de 29/05/2015). E, consta-se que os administradores citados possuem cargos comissionados, tornando-os irregular de acordo com a referida Lei Municipal e bons costumes desta sociedade.
Ocorreram diversas irregularidades durante a gestão destes cargos em comissão, o que desencadearam a CEI nº 20/2017 e uma sindicância que até o momento não foi dado retorno a esta população quanto à resolução dos transtornos vivenciados.
Ocorrem com muita frequência comportamentos de abuso de autoridade e desrespeito com a população por parte destes cargos em comissão, contrariando os princípios morais tão zelados por esta Administração Municipal.
Ineficiência das atividades desempenhadas, ou seja, função pública, desde o zelo pelo local sagrado, até apoio aos funcionários locais, contrariando inclusive Leis Federais de Saúde e Segurança do Trabalho.
Esta população acredita que a Prefeitura Municipal de Americana tem em seu quadro de servidores, profissionais alfabetizados e competentes para assumir o cargo de Administrador do Cemitério que exige destreza para lidar com o público e conhecimento técnico acumulativamente, o que não se encontra nem de longe nos atuais administradores.
Na certeza de sermos atendidos, protocolamos este documento com cópia anexa do abaixo-assinado.
(…)