O esporte tem entre seus poderes o de estimular histórias de superação. A busca por completar uma prova ou estabelecer um recorde pode tornar o praticamente impossível em algo possível. ?? o que mostra o filme polonês ‘Quebrando os Limites’, que apresenta a biografia de Jerzy Górski.
Primeiro vencedor da competição polonesa Double Iron Men, ele era um viciado em drogas na Polônia da era soviética e alcançou resultados e vitórias internacionais de grande expressão motivado pelo desejo de recuperar a guarda de sua filha, oriunda de um relacionamento quando ainda era dependente químico.
A passagem da juventude rebelde à disciplina de um atleta de elite não foi fácil. Incluiu até um grave acidente quando colidiu de frente com um carro quando treinava, em meio a um nevoeiro, numa estrada nos EUA antes de sua primeira grande competição internacional.
Disseram que não voltaria a correr jamais. Mas o pódio lhe reservava um lugar. Treinar para longas competições que incluem natação, ciclismo e corrida demanda uma preparação física e mental de altíssimo nível. Górski adquiriu isso motivado pelo desejo de se sentir apto e responsável para cuidar da filha e de manter um relacionamento com uma das médicas que o tratou nas piores crises. Não deixe de ver. ?? um momento de respiro de esperança numa sociedade bem conturbada…
Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.