Em três etapas, a campanha de vacinação antirrábica em Nova Odessa começa neste sábado, dia 11, e segue nos dias 18 e 25 de agosto. Devem ser imunizados todos os cães e gatos a partir de três meses, inclusive fêmeas prenhes. Nesta primeira etapa, as equipes do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Nova Odessa irão atender, das 8 às 16 horas, em postos montados no Jardim São Jorge, Santa Luiza I, Parque Residencial Triunfo, Vila Azenha e Centro. No total, cerca de 8.000 animais devem receber a vacina.

Segundo a veterinária responsável pelo setor de Zoonoses da Prefeitura, Paula Faciulli, a orientação é que os proprietários conduzam seus animais de estimação com a contenção adequada. “Pedimos que os cães estejam na coleira com a guia e os gatos em caixas de transporte para não fugirem. Além disso, animais bravos devem ser conduzidos com focinheira”, explicou ela.
Para contemplar os moradores de outras regiões, a campanha terá continuação no dia 18, com postos de vacinação no Jardim Santa Rosa, Green Village, Marajoara, Bela Vista e Mathilde Berzin. Já no dia 25 de agosto, serão atendidos os moradores do Jardim Alvorada, Parque Residencial Klavin, Santa Rita II, São Manoel e Monte das Oliveiras.
A população animal das chácaras e sítios está recebendo atendimento itinerante durante dias da semana. No entanto, Paula Faciulli destacou que as chuvas dos últimos dias atrapalharam o calendário inicial. “Estamos remanejando a agenda para cobrir todo o território. Pedimos à população residente nas áreas mais distantes que aguardem nossos agentes, pois vamos chegar lá”, disse.
RAIVA. A raiva é uma doença viral fatal que afeta somente os mamíferos. A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei e é a melhor prevenção para garantir o controle da raiva em cães e gatos e, consequentemente, da doença na população humana. No mês passado, testes realizados pelo Instituto Pasteur diagnosticaram que um morcego morto recolhido pelos técnicos do Setor de Zoonoses estava infectado. Diante da confirmação os cães e gatos somente daquela região, no bairro Filipada, zona rural do município, já foram devidamente imunizados. O último caso registrado havia sido em 2011.
Veja o calendário de atendimento na cidade:
11 de agosto
Ginásio de Esportes do Jardim Santa Luiza I (Rua Batista Boldrini, s/n)
Emef Profª Alvina M. Adamson (Rua Aracaju, 215 – São Jorge)
Igreja Santa Luzia (Rua Sebastião Cardoso, 15 – Parque Residencial Triunfo)
Emefei Paulo Azenha (Rua Maria Raposeiro Azenha, 455 – Vila Azenha)
EE Dr. João Thienne (Rua Independência, 500 – Centro)
 
18 de agosto
Ginásio de Esportes Nércio Jaime Duarte (Rua João Bassora, 543 – Jardim Santa Rosa)
Emef Profª Alzira F. Delegá (Rua Frederico Bassora, 101 – Green Village)
Emefei Vereador Osvaldo Luiz da Silva (Rua Vitório Fadel, 465 – Jardim Marajoara)
Emefei Profa. Theresinha A. M. Merenda (Rua Joaquim Sanches, 480 – Bela Vista)
Centro Comunitário Mathilde Berzin (Rua Rosalina Barufaldi, s/nº)
 
25 de agosto
Emef Profª Salime Abdo (Rua dos Mognos, 336 – Jardim Alvorada)
Emef Profª Almerinda D. Delben (Rua Teodoro Klavin, 560 – Parque Residencial Klavin)
Emefei Prefeito Simão Welsh (Rua João Bento Carneiro, 355 – Jardim Santa Rita II)
Emef Haldrey Michelli Bueno (Rua Paschoal Piconi, 415 – Jardim São Manoel)
Comunidade Bom Jesus (Rua Oscar Araium, 419 – Jardim Monte das Oliveiras)