O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana recebeu nesta quinta-feira (23) a doação de quatro conjuntos motobombas da empresa ND Bombas. Os novos equipamentos trarão ganho em eficiência energética e redução do consumo de energia. A melhoria do sistema energético é uma das ações contempladas no projeto de ???Eficiência Energética???, realizado em parceria entre o DAE e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

O prefeito de Americana, Omar Najar, destacou todo o trabalho de modernização do DAE e investimento em sua estrutura. ???A economia de energia, somada à maior eficiência, é um avanço na estrutura do DAE, que por anos foi sucateado e teve seu patrimônio dilapidado. Hoje vemos novos investimentos, projetos de futuro, em prol da melhoria da autarquia. Isso ocorre graças à boa gestão e o empenho de todos???, disse.

O diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, informou que as novas motobombas vão ter desempenho melhor para a produção e menor consumo de energia. ???A substituição dos antigos equipamentos pelas novas motobombas irá proporcionar um desempenho melhor e redução de gasto de energia elétrica. O convênio com a CPFL Energia está resultando em muitos benefícios para a municipalidade, otimizando recursos, trazendo modernidade e qualidade para o atendimento dos serviços prestados pelo DAE à população.???

A redução de gastos também foi destacada pelo diretor administrativo do DAE, Marcos Eduardo Morelli. Segundo ele, com as ações do convênio com a CPFL mais o trabalho que o DAE tem realizado com a substituição de equipamentos nos reservatórios, está sendo possível economizar até 30% com o custo operacional.

Em junho, o DAE executou serviços de manutenção e instalação em rede elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA), como parte das ações do projeto de ???Eficiência Energética???. Foram executadas a troca da entrada de energia, substituição de painéis, sistemas elétricos dos conjuntos de motobombas, aumentando a voltagem de 220 para 380 volts.

Com o Programa de Eficiência Energética, o DAE terá investimentos em torno de R$ 1 milhão, com substituição das bombas da estação elevatória da ETA 1 (Estação de Tratamento de Água), da ETA 2 e dos aeradores da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), entre outros.