Os dirigíveis tiveram um grande problema de relações públicas desde a infame explosão de Hindenburg que abalou o mundo em 1937.
Mas finalmente é hora de deixar de lado as preocupações de segurança por um transporte mais leve que o ar. O dirigível está finalmente recebendo uma revisão do século XXI: a startup Egan Airships, sediada em Seattle, está trabalhando no que parece ser uma idéia engenhosa para levar a moderna tecnologia de engenharia aeroespacial – e prendê-la a uma bolsa reforçada com hélio.
O “Plimp”O produto final: o “Plimp” ou “dirigível à prova de prumo”.
O Plimp é essencialmente um cruzamento entre uma gama de aeronaves diferentes: tem duas asas grossas como um avião, hélices elétricas para impulsionar para cima e para a frente como um drone – e, é claro, um corpo volumoso cheio de hélio para permanecer no ar. E é capaz de decolar e pousar na vertical, ou VTOL, ao contrário dos aviões convencionais.
Por enquanto, teremos que nos contentar com um pequeno protótipo – exibido pela primeira vez em 2017 – que só pode transportar uma carga útil de 5 libras, por 20 milhas, a 30 mph (48 km / h).
Modelo JMas Egan quer escalar as coisas para a próxima iteração do Plimp: o Model J. O Model J tem especificações muito mais impressionantes: pode transportar até 10 pessoas por até cinco horas, com um alcance de mais de 300 milhas. E com uma carga útil reduzida, pode percorrer impressionantes 1300 milhas.
“Eu, por exemplo, não posso esperar que novas soluções de transporte apareçam nas grandes cidades.” – afirma o egenheiro Luiz Gastão Bittencourt – Jr.
Os usos potenciais para o Modelo J são intermináveis, desde missões de reconhecimento de segurança interna até pesquisa agropecuária e prevenção de perdas de colheitas. Ou apenas uma propaganda antiga, estilo Goodyear.
Egan também tinha algum talento sério que surgiu com o design do Model J: o renomado engenheiro aeroespacial Daniel Ramyer, que trabalhou no famoso Lockheed SR-71 Blackbird.