Sumaré registrou 479 casos de lesão corporal culposa e 6 vítimas de homicídios culposos por acidente de trânsito de janeiro a novembro de 2018, a maior parte por excesso de velocidade. Somente entre os dias 21 e 25 de dezembro, foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal 72.725 flagrantes de excesso de velocidade em rodovias federais do Brasil, contabilizando 1.166 acidentes, sendo 303 acidentes graves, que resultaram em 1.485 feridos e 89 mortos.
A fiscalização e a redução dos limites de velocidade são, cada vez mais, medidas eficazes para conter o número de vítimas, fatais ou não, do trânsito. Em Sumaré, o novo sistema de fiscalização eletrônica de trânsito de Sumaré entra em funcionamento no dia 7 de janeiro de 2019. Serão 7 radares fixos, 6 equipamentos de controle de avanço semafórico e um radar estático, implantados nas principais vias urbanas da cidade, que visam o combate aos excessos de velocidade.
De acordo com o Engenheiro de Trânsito da Prefeitura, Marcos Demétrio, os dispositivos têm o objetivo de inibir os abusos de velocidade, além de conscientizar os condutores. “Os motoristas estão acostumados a ignorar os avisos de limite de velocidade máxima quando não há dispositivos que os façam controlar a aceleração. A fiscalização eletrônica é uma das ferramentas que temos à disposição para o controle de velocidade em pontos onde há grande incidência de acidentes, diminuindo drasticamente as ocorrências, e, em alguns locais, chegando a zerá-las. Além disso, é uma medida educativa, que visa a mudança cultural, conscientizando os condutores a respeitarem as leis de trânsito. ?? um trabalho de nova formação da mentalidade dos motoristas, evitando acidentes e prezando pela vida”, explicou.
Outras vantagens da implantação dos radares são a menor distância de parada do veículo após a freada, maior capacidade dos demais usuários para julgar a velocidade dos veículos e o tempo até a colisão, maior oportunidade para outro usuário evitar uma colisão, menor probabilidade de um condutor perder o controle do seu veículo e substituição das lombadas, que necessitam de constantes manutenções.
“Antes da implantação dos radares realizamos um trabalho de mapeamento de toda a cidade, analisando os pontos onde há maior ocorrência de acidentes e desrespeito à sinalização e locais onde há grande concentração de pedestres, pois veículos com velocidade acima de 50km/h apresentam danos maiores a pedestres e ciclistas. Todos os dispositivos estão sinalizados e com grande visibilidade, de acordo com a legislação, dando ampla divulgação ao motoristas da velocidade permitida”, completou Demétrio.
Os radares fixos terão limite de velocidade de 50km/h e estarão nos seguintes locais:
Avenida Rebouças, altura do nº 220Avenida Minas Gerais, altura do nº 319Avenida Júlio de Vasconcelos, Km 0+270mEstrada Municipal Mineko Ito, n. 4312, sentido Bairro/Centro e Centro/BairroAvenida Fuad Assef Maluf, altura do nº 1.870Avenida Emilio Bosco, altura do nº 3.190Avenida da Amizade, altura do nº 1.443Já os aparelhos fiscalizadores de avanço de sinal vermelho semafórico e parada sobre a faixa de pedestres encontram-se nos seguintes cruzamentos: Avenida Júlia Bufarah x Praça da República; Avenida Rebouças x Avenida Ivo Trevisan, sentido Bairro/Centro; Avenida da Amizade, 3.000 (hospital), sentido Centro/Bairro; Avenida Emílio Bosco x Rua São Matias; Avenida Rebouças x Rua Marcelo Pedroni, sentido Bairro/Centro; Avenida 3M x Praça Lions Club.
O radar estático poderá estar em um dos pontos abaixo, tendo o local alterado diariamente, de acordo com a necessidade da SMMUR:
· Estrada Mun. Valêncio Calegari, Km 0+400m, sentido Bairro/Centro – 60 Km/h
· Estrada Mun. Valêncio Calegari, Km 0+400m, sentido Centro/Bairro – 60 Km/h
· Avenida Emilio Bosco, altura do nº 1.198 – 50 Km/h
· Estrada Municipal Teodor Condiev, Km 0+1.500m – 60 Km/h
· Estrada Mun. Valêncio Calegari, Km 0+2.100m – 60 Km/h
· Av. Ver. Antonio Pereira de Camargo Neto, Alt. do nº 303, sentido Via Anhanguera – 50 Km/h
· Avenida Rebouças, altura do nº 1.415, sentido Nova Odessa – 50 Km/h
· Estrada Mun. Norma Marson Biondo, Km 1+800m – 60 Km/h
· Estrada Mun. Norma Marson Biondo, Km 3+600m – 60 Km/h
· Avenida Fuad Assef Maluf, altura do nº 510 – 50 Km/h
· Avenida Orlando Vedovello, altura do estabelecimento Champagne – 50 Km/h
· Estrada Mun. Américo Ribeiro Dos Santos, altura do nº 920 (PPG). – 50 Km/h
· Estrada Municipal Mineko Ito, altura do Jd. Dom Bosco. – 50 Km/h
· Estrada Mun. Romanó Bellintani, altura da Chácara Primavera – 60 Km/h
· Avenida Marcelo Pedroni, altura do nº 1.255, sentido Bairro/Centro – 50 Km/h
· Avenida Marcelo Pedroni, altura do nº 1.255, sentido Centro/Bairro – 50 Km/h
· Rua ??ngelo Ongaro, altura do nº 1.442, sentido Bairro/Centro – 50 Km/h
· Rua ??ngelo Ongaro, altura do nº 1.442, sentido Centro/Bairro – 50 Km/h
A licitação também prevê a instalação de 15 pontos que podem servir de base para novos radares, chamados de “pontos de infraestrutura”. Tais estruturas servem apenas para assegurar locais de liberação de radares em um possível sistema de rodízio, que pode operar conforme a necessidade técnica e operacional da SMMUR, podendo ter locais alterados em decorrência de alterações das condições de segurança viário no Município.