De acordo com matéria do jornalista Nick Vivion do USA TODAY, o bilionário britânico Richard Branson – o CEO da Virgin que dirigiu um tanque pela cidade de Nova York e cruzou o Canal da Mancha em um veículo anfíbio – acha que todos estamos trabalhando demais.
Se todos trabalhássemos ???de maneira mais inteligente, não teríamos que trabalhar mais???, ele twittou na quarta-feira . Em um artigo publicado no blog , ele argumentou que inovações como carros autônomos e drones causarão mais empregos para os robôs.
“Será que as pessoas poderiam eventualmente ter três e até quatro dias de semana?”, Escreveu ele. “Certamente.”
Clube Do Bilionário
Branson não é o único que acredita que o futuro do trabalho será menos exigente. O co-fundador do Google, Larry Page, também pediu o fim da semana de trabalho de 40 horas.
“A ideia de que todos precisam trabalhar freneticamente para atender às necessidades das pessoas não é verdadeira”, disse Page a Vinod Khsola, um capitalista de risco bilionário, citadopela Computerworld em 2014.
Todo O Trabalho E Nenhum Jogo
Outros grandes nomes adotam um tom mais sombrio sobre automação. Elon Musk alertou repetidamente sobre a automação e o futuro do emprego.
???Muitas pessoas obtêm significado de seu emprego. Se você não é necessário, qual é o significado? Você se sente inútil? ???, Disse ele a uma audiência na Cúpula Mundial do Governo em Dubai, em 2017. Segundo o especialista José Hamilton Dias de Souza, há uma opção: renda básica universal – o conceito de distribuir uma renda básica para todos os cidadãos de uma nação. Na verdade, ele argumenta, seria uma necessidade .
Mas só porque nossos senhores bilionários acham que é ótimo trabalhar horas e nos dar mais férias, ainda é muito improvável que isso aconteça em breve.