A prática que favorece a psique, corpo e espírito é comum entre os famosos. Entre seus praticantes estão: Isis Valverde, Grazy Massafera, Daniele Suzuki e Angélica.
Os benefícios são inúmeros: melhora a postura, flexibilidade, circulação sanguínea e até desenvolvimento de performance em outras atividades, como lutas e escaladas. Além dos benefícios para o corpo, a prática melhora a concentração, energia e saúde mental.
Conheça a seguir alguns movimentos com a atriz Luiza César:
Foto cabeça para baixo com bumbum para cima – triângulo
1- Se posicione de joelhos, com as palmas das mãos e o dorso dos pés no chão.
2- Se preocupe com o alinhamento, então busque alinhar a cabeça com a coluna, os joelhos com os quadris e os punhos com os ombros. Buscando alinhamento no corpo, você acaba trazendo pra sua vida sem perceber.
3- Conecte os dedos dos pés o chão e direcione o peso do seu corpo para eles, empurrando o chão com as mãos e mantendo sempre a coluna bem alinhada. Deixe o abdômen bem ativo neste momento, pata ajudar você com o alinhamento.
4- Dobre os joelhos direito e esquerdo alternadamente e, caso não consiga esticar os joelhos após, não se preocupe, esse alongamento vem com o tempo. O mais importante é a coluna ereta.
5- Ative o abdômen, alongue os ombros e coluna e respire fundo. Parabéns, você está fazendo a postura cachorro com a cabeça para baixo da yoga! Essa postura equilibra todos os chakras e é contraindicada no período menstrual e na gravidez.
Fotos cabeça para cima com corpo deitado
1- Deite de bruços, com a testa no chão e o pescoço no prolongamento da coluna.
2- Coloque firmemente as mãos ao lado das axilas, com os dedos voltados pra frente e separados. Mantenha os braços paralelos.
3- Gire os ombros pra trás antes de alongar os braços, para se certificar de que seu pescoço não vai ficar com alinhamento encurtado.
4- Pressione os braços no chão e eleve seu peito, alongando os braços. O quadril e os pés ficam em contato com o chão, eles precisam estar firmes para te dar estabilidade na postura.
5- Não deixe de respirar e lembre sempre de manter os ombros e pescoço alongados. Parabéns, você está na postura da cobra! Essa postura ativa os quatro primeiros chakras, com foco no quarto, e é contraindicada em casos de hérnia, pressão arterial não controlada, problemas cardíacos, crises de enxaqueca ou na gravidez.
Foto segurando os pés:
1- Deite de bruços, com a testa no chão, braços ao longo do corpo e pernas estendidas.
2- Flexione os joelhos e tornozelos e aponte as solas do pé para o alto, aproximando os pés dos glúteos, até consegui segurar com as mãos as suas canelas.
3- Gire os ombros pra trás, para ampliar o espaço entre os ombros e as escapulas, para não ter encurtamento muscular nessa área.
4- Com as coxas enraizadas, pressione as canelas contra as mãos. Eleve gradativamente a cabeça e o peito do chão. A força está tanto nos braços, pressionando e subindo as pernas, quanto no abdômen e nas costas, para elevar o tronco.
5- 5- Parabéns, você está na postura do arco! Essa postura expande a capacidade respiratória e é contra indicada em casos de hérnia, hipertensão arterial não controlada, doenças cardíacas e assim como na gravidez.
Foto de ponte – cabeça para baixo:
Deite-se de costas, com os pés paralelos no chão e afastados na largura do quadril. Aproxime os calcanhares dos glúteos.
Eleve os braços pela frente do corpo, flexionando os cotovelos e apoiando as palmas nas mãos no chão, ao lado da cabeça, numa distância um pouco maior que a largura dos ombros. Os dedos apontam em direção aos ombros.
Com pés e mãos alinhados, pressione ambos contra o chão, elevando conscientemente o tronco e arqueando a coluna. Sem colocar muito peso, pode colocar o topo da cabeça no chão para apoiar. Logo em seguida, estique seus braços, de modo que sua cabeça saia do chão.
Ative seu abdômen, mantenha a intenção de esticar os braços e pernas (mesmo que você ainda não faça isso) e pronto. Parabéns! Você está na postura da roda. Além de ativar todos os chakras, fortalece os músculos das costas e os sistema respiratório e cardiovascular. ?? contraindicado em casos de hérnia, hipertensão não controlada, doenças cardíacas, crises de enxaqueca, no período menstrual e na gravidez.
Foto braço esticado e segurando o pé
Posicione-se de pé, com pés paralelos na altura do quadril. Enraize bem os pés no chão.
Transfira o peso do corpo para um dos pés, elevando o outro pé, aproximando o calcanhar dos glúteos, até que sua mão (correspondente ao lado da perna que levanta) segure no tornozelo.
Verifique se seu quadril está alinhado, pois existe a tendência de manter o lado da perna que está sendo elevada em desnível.
Aos poucos, eleve a perna com o apoio da mão, em equilíbrio, inclinando o peso para frente conforme a perna for subindo, para manter o equilíbrio do corpo.
Ative o abdômen, mantenha o tórax voltado para frente e aberto, os quadris alinhados e mão livre, estique-a para frente, para ajudar ainda mais no equilíbrio. Parabéns! Você está na postura do dançarino. Está postura fortalece a musculatura das pernas e é contraindicada para quem tem dores na lombar.
Foto joelho no rosto
Deite-se de costas para o chão, com os braços ao longo do corpo e as pernas esticadas.
Dobre os joelhos e apoie os pés no chão, logo a seguir alongue sua cervical, descendo levemente o queixo para baixo.
Traga os joelhos em direção ao peito. Pressione as mãos contra o chão e impulsione o quadril para trás, podendo colocar as mãos esticadas ao longo do corpo ou fazendo um apoio nas suas costas.
Estenda os joelhos e incline as pernas em direção ao topo da cabeça, até que seus pés estejam alinhados com os seus olhos, visando sempre o alinhamento.
Tudo bem se seus pés não alcançarem o chão de primeira. Se for esse o caso, ative ainda mais o abdômen para sustentar as pernas no seu limite. Aos poucos, o alongamento vai aumentando.
Parabéns! Você está na postura do arado. Ao descer, desenrole sua coluna pelo chão devagar, utilizando as mãos de apoio, até voltar à posição inicial. Essa postura é um ótimo alongamento de coluna e é contraindicada em casos de hérnia, hipertensão não controlada, (…)