(Reuters) – Um incêndio em um alojamento de jogadores das divisões de base do Flamengo deixou 10 mortos no centro de treinamento do clube em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, informou o Corpo de Bombeiros.
???Eram garotos da base do Flamengo que dormiam no alojamento naquele momento???, disse o tenente-coronel Douglas Henaut em entrevista à Globonews.
Os bombeiros não tinham confirmação de imediato sobre quantos dos mortos eram jogadores da base do clube.
Segundo Henaut, os bombeiros foram acionados por volta das 5h15 da manhã, mas ainda não se sabe o horário de início ou o motivo do fogo.
O centro de treinamento George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, é utilizado tanto pelas divisões de base do clube para alojamento e treinamentos como para atividades do time profissional.
Além dos 10 mortos, outras três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, e foram encaminhadas para um hospital da região, de acordo com os bombeiros.
Imagens aéreas mostraram telhas retorcidas pelo fogo e pilhas de objetos carbonizados, além de árvores queimadas pelas chamas.
Após anos de dificuldades financeiras, o Flamengo gastou cerca de 23 milhões de reais em 2018 na expansão nas instalações do Ninho do Urubu. Além do alojamento para os jogadores de base, o local contém arquibancadas, um complexo aquático, academia, centro médico e um pequeno estádio.
O atacante Vinícius Junior, revelado pelo Flamengo e atualmente jogador do Real Madrid, manifestou pesar via Twitter. ???Que notícia triste! Oremos por todos! Força, força e força???, disse.
Maior ídolo da história do clube, o ex-jogador Zico, que está fora do Brasil, também lamentou o ocorrido. ???Que choque receber essa notícia aqui do outro lado do mundo???, escreveu no Instagram. ???Que a Nação Rubro-negra tenha força e fé para superar esse momento???.
O Flamengo não se pronunciou oficialmente, apenas publicando nas redes sociais uma imagem declarando luto. Rivais do time carioca, como Fluminense, Vasco e Botafogo, lamentaram o ocorrido.
???O Fluminense Football Club lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu e se solidariza com a dor do Clube de Regatas do Flamengo. Nossos pensamentos estão com as vítimas e seus familiares???, disse o Fluminense no Twitter.
Um dos torcedores de maior renome do Flamengo, o vice-presidente da República Hamilton Mourão, também expressou condolências.
???Como torcedor e esportista solidarizo-me com as famílias, o Clube e a Nação Rubro-Negra???, disse Mourão no Twitter. ???Deus conforte a todos???.