A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste investiu mais de R$ 2,7 milhões em melhorias nas escolas municipais em 2018. Dentre os serviços estão reformas, ampliações, adaptações, intervenções e manutenções rotineiras. O objetivo é melhorar a qualidade dos espaços escolares que são utilizados para diversas atividades pedagógicas, de recreação, culturais e de convivência social. Os dados são da Secretaria de Educação e envolve 53 unidades escolares, que atendem mais de 15 mil alunos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação Para Jovens e Adultos).
A EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) “Rotary”, no Jardim Pérola, foi uma das escolas que passaram por ampla reforma, com troca de telhado com maior conforto acústico e térmico, adequação na cozinha e pátio. Na ADI (Área de Desenvolvimento Infantil) “Dr. Euvaldo de Queiroz Dias”, do Jardim Esmeralda, houve troca de cobertura do pátio e secretaria, troca dos toldos e forro do refeitório. Os alunos da região do São Joaquim, que frequentam a Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Gessi Terezinha B. Carneiro”, contam com espaços otimizados após adequações na biblioteca, sala de informática e pátio, além da sala dos professores. Além dessas, diversas unidades receberam significativas intervenções.
“A Administração do prefeito Denis Andia trabalha incessantemente para propiciar ambientes agradáveis aos alunos e profissionais da Educação. Entendemos que todo investimento nos espaços resultam em melhores condições de trabalho e influenciam na aprendizagem das crianças, jovens e adultos”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.
Paralelo aos serviços maiores, a manutenção nas escolas é constante com reparos hidráulicos, em portas, lousas, parte elétrica e diversos serviços que garantem o bom funcionamento dos prédios. Eles são executados de acordo com cronograma. Durante o recesso escolar, vários serviços foram intensificados, como capinação e limpeza de caixa d’água.
O cuidado com a Educação reflete nos bons resultados de aprendizagem e qualidade de ensino, com o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região e acima da média do Estado, além da liderança no Atlas de Eficiência da Gestão Municipal de Educação e do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) na região.
Confira algumas das melhorias realizadas em 2018:
ADI “Dr. Euvaldo de Queiroz Dias” – troca de cobertura do pátio e secretaria, reforma dos toldos, forro do refeitório;
CAIC “Irmã Dulce” – adequação na cozinha da creche, separação dos prédios do Ensino Fundamental e Educação Infantil;
CIEP “Angélica Sega Tremocoldi” – adequação para separação dos prédios da Educação Infantil e do Ensino Fundamental;
CIEP “Charles Keese Dodson” – fechamento do refeitório;
Emefei “Prof. Augusto Scomparin” – adequação de salas para otimização de atendimento aos alunos;
Emefei “Profª Gessi Terezinha B. Carneiro” – adequações na sala dos professores, biblioteca, sala de informática e pátio;
Emefei “Profª Maria Augusta C. Camargo Bilia” – manutenção do telhado;
Emefei “Profª Rosa Lee Carr Conti” – adequações para receber nova cozinha, despensa, sala de diretoria, sala de recursos e coordenação;
EMEI “Maria de Lourdes Rodrigues” – adaptações de acessibilidade no banheiro e rampa;
EMEI “Profª Áurea Chan Bataglia” – reforma da cozinha, secretaria e adequação do pátio;
EMEI “Rotary” – novo telhado e adequação na cozinha e pátio;
Extensão Anália – “EIEA Fioravante Luis Angolini e Anna Rosa Tuchaspki” – divisória nos banheiros, adequação na lavanderia, implantação de canteiro circular para horta medicinal;
Emefei “Profº Augusto Scomparin” ??? adequações e implantação de quatro novas salas de sala.