Desde o início desta semana, o corpo técnico do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste, vem realizando vistorias e fiscalizações na área industrial da cidade. O motivo para a fiscalização ???in loco??? é que, através do monitoramento realizado pela autarquia, foi detectado despejo irregular, também chamado de lançamento clandestino de esgoto, de origem industrial com coloração amarelada, que chegou até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I e afetou a tonalidade do efluente lançado pela estação.

Com isso, foram coletadas amostras para análise das características físico-química a fim de rastrear a origem do lançamento clandestino e verificar a toxicidade do mesmo. Por ora, ficou constatado que não houve dano à biota, que é o conjunto de seres vivos formados por microorganismos, responsável pela eliminação da carga orgânica que chega à estação. Quanto à origem, a equipe técnica conseguiu apontar a região em que está localizada a indústria infratora. Em relação ao período, tudo indica que a ocorrência se deu no final de semana.

Nesta quinta-feira (28), houve novo lançamento clandestino, por esta razão a Autarquia passa a intensificar, a partir de hoje (29), a fiscalização das indústrias, incluindo vistorias a noite, de madrugada e também nos finais de semana. Novas coletas foram realizadas e as amostras foram enviadas para análise laboratorial.

A autarquia tem previsão legal para poder autuar a empresa, que pode sofrer sanções administrativas e ser obrigada a realizar pagamento de multas. Além disso, os órgãos ambientais, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o Ministério Público serão notificados do ocorrido. Caso a empresa negue acesso aos servidores do DAE devidamente identificados, também poderão incorrer em multas, tudo com amparo no Decreto Municipal nº 6.067/2012.