O whey protein é sem dúvida o mais conhecido dos suplementos alimentares e faz muito sucesso entre os frequentadores de academia. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), o whey protein é responsável por 60% das vendas no Brasil. No entanto, há temores de que o ‘queridinho das academias’ possa causar problemas de insuficiência renal e cálculos. Será isso verdade? Whey protein faz mal à saúde?
O empresário Daniel Cohen da DCX Nutrition, revela que na verdade o whey não é o problema e sim o seu uso indiscriminado: “o whey protein não causa problema renal, até porque é uma substância que só pode ser vendida se for avaliada como segura segundo os padrões de qualidade atestados pela ANVISA, que é uma instituição séria. O que se sabe pela literatura médica é que o excesso de proteína obriga os rins a trabalhar mais, o que, a longo prazo, pode causar insuficiência e cálculo renal sim. Logo o problema não é o whey proteína e sim o excesso, pois em excesso a maioria das substâncias conhecidas são prejudiciais ao corpo, até mesmo água. Em excesso até bolo de chocolate pode ser fatal”.
Sabe-se que durante o exercício físico, os músculos sofrem pequenas lesões, que são “curadas” pelas proteínas sintetizadas por células do tecido muscular durante a atividade física. Acredita-se que o consumo de whey protein ??? elaborado a partir da proteína extraída do soro do leite ??? acelere esse processo e potencialize o aumento da massa magra. Por esse motivo o suplemento é tão popular, por ser uma fonte de proteína de alto valor biológico e que basta diluir em leite ou água para consumo, sendo muito prática.
A recomendação de nutricionistas para pessoas acima dos 18 anos é de 1 a 1,4 grama por quilo de massa corporal, em média. No entanto, Daniel aponta que algumas pessoas tem a tendência ao exagero querendo acelerar os resultados: “Uma medida de whey tem aproximadamente de 25 a 30 gramas de proteína. Como a pessoa ingere outras fontes de proteína por meio dos alimentos, pode facilmente ultrapassar a necessidade diária e sobrecarregar os rins se não acompanhar isso. Sempre recomendo que se tenha um acompanhamento de um profissional, um nutricionista, e que não se compre suplementos indiscriminadamente. Embora o whey protein seja totalmente seguro e realmente colabore para atingir os objetivos com a musculação, a falta de orientação profissional pode levar ao excesso no afã de obter ganho de massa muscular”.