Foto Will Moreira
A renúncia do Bispo Dom Vilson, aceita pelo Papa Francisco, foi lida na manhã desta sexta-feira, em coletiva de imprensa, na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira pelo padre Júlio Barbado, vigário geral da Diocese. Quem assume a Diocese até que um nome definitivo seja anunciado, é o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando.
Dom Vilson, que com a renúncia não perde a ordem e continua Bispo, porém sem nenhuma responsabilidade ou autoridade, é acusado de extorsão e enriquecimento ilícito, além de acobertar supostos abusos sexuais cometidos pelo Padre Leandro, de Americana. A partir de agora, Dom Vilson pode celebrar ou realizar trabalhos apenas através de convites.
Dom Orlando, ao falar sobre os escândalos envolvendo Dom Vilson e o Padre Leandro, apenas afirmou que a orientação é primeiramente ouvir para depois tirar conclusões e então possíveis ações, porém, falou em perdão e ‘lado humano’.
O novo nome para assumir definitivamente a Diocese de Limeira não tem prazo para ser anunciado, mas Dom Orlando acredita que o processo deve levar 1 ano. Ainda segundo ele, as investigações contra Dom Vilson e Padre Leandro continuam tanto dentro da Igreja Católica quanto na esfera cívil.