Os secretários municipais de Fazenda, Raquel Campagnol, e de Governo, Rodrigo Maiello, foram ouvidos, nesta segunda-feira (27), pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura supostas irregularidades no pagamento dos servidores. Os dois secretários prestaram depoimentos como testemunhas e admitiram o parcelamento nos salários dos funcionários públicos municipais, apontando o atraso no recebimento de repasses de órgãos federais e estaduais como responsável pelo pagamento dos trabalhadores de maneira fracionada. Ainda nas oitivas, os secretários ressaltaram que esse problema de fluxo de caixa foi resolvido e que os servidores têm recebido seus salários dentro do prazo previsto, no quinto dia útil de cada mês.
De acordo com o vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José, presidente dessa CEI, os depoimentos dos secretários municipais, assim como os documentos encaminhados à comissão pela Prefeitura, serão analisados pela procuradoria da Câmara, antes de os integrantes da CEI redigirem o relatório da comissão. O parlamentar, no entanto, não descartou a apresentação de relatórios individuais caso não haja acordo entre todos os membros. Segundo o vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), relator da CEI, as informações obtidas pela comissão são suficientes para apresentação do relatório oficial, que contará com o apoio do corpo técnico do Legislativo, incluindo contadores e procuradores jurídicos.
Como o próprio nome indica, uma CEI é uma comissão do Poder Legislativo, que faz investigação sobre fatos determinados e que, no prazo de 90 dias, é resumida num inquérito. Essa comissão tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais. Por isso, seus integrantes podem requisitar documentos, intimar testemunhas e determinar a condução de testemunhas faltosas. Além do presidente, Dr. José, e do relator, Joel do Gás, essa CEI conta com a participação dos seguintes membros: Edivaldo Meira, o Batoré (SD); Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR); e Isac Sorrillo (DEM). Além deles, a oitiva do secretário de Governo, Rodrigo Maiello, contou também com a presença dos vereadores Germina Dottori (PV) e Marcos Rosado (PR), além do presidente da Câmara, vereador Felipe Sanches (PSC).