Conhecimento dentro e fora da sala de aula, proporcionando a formação de novos cidadãos em meio a uma sociedade em constante transformação. Respeito, amor e carinho são algumas das características das oficinas de teatro das escolas municipais de Santa Bárbara d’Oeste. ?? nesse clima que as atividades encantam os alunos.
Um dos pontos onde o trabalho é realizado é a Emefei “Anália de Lucca Furlan”, no bairro Cruzeiro do Sul. As 60 crianças aprendem brincando, de maneira leve e interessada. O objetivo é estimular o comprometimento e concentração, refletindo novos comportamentos no ambiente escolar, com posturas mais participativas e conscientes dos direitos e deveres.
Todos atuam pela arte rumo a um único objetivo, quebrando barreiras e desigualdades. As crianças seguem compreendendo que, assim como no palco, na vida um ajuda o outro. “Teatro sem brincadeira não é teatro, vocação sem amor não é vocação”, explica a a arte educadora Erika Viviana Alzate.
As oficinas de teatro integram o currículo de atividades da rede municipal de ensino e também a campanha “Escola na Vibe da Paz”, ação de saúde emocional organizada pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que a Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste aderiu.
São vários projetos que seguem nas unidades municipais que permitem o trabalho de escuta, interlocução, proximidade e envolvimento nos sonhos dos alunos. Entre eles estão o “Encantalendo”, o trabalho do Centro de Arteterapia “Antonio di Jesus Barban”, o “Programa Saúde na Escola”, a “Sacola Afro-Indígena”, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos), oficinas de música, esportes, entre outros. A rede tem mais de 15 mil alunos atendidos em 53 unidades.