A partir de um projeto de biologia, 24 alunos do 9º ano do colégio Drummond, em Americana, desenvolveram quatro ações simples, mas com impacto no ambiente: produção de ecobags para diminuir uso de sacolinhas plásticas, plantio de árvores e coleta de lixo em áreas públicas e implantação do Reutilivrando, um espaço para distribuição de livros.
As ações integraram o projeto Corrente do Bem, desenvolvido durante o 1º semestre deste ano. “Por meio de reflexões, cada grupo ficou responsável por pensar em uma ação específica, ligada a uma causa ambiental/social e, assim, desenvolveram ações para amenizar o problema identificado”, destacou o professor orientador do projeto, Juliano Schiavo.
A diretora do colégio, Rosy Fontes, lembrou que “iniciativas como essas podem mudar o mundo. Basta acredita para fazer a Corrente do Bem”. De acordo com a coordenadora pedagógica, Dione Rampazzo, “o projeto despertou nos alunos um olhar mais amplo sobre os problemas do meio ambiente e a necessidade de engajamento de todos para um planeta mais saudável”.
Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a produção de sacolas ecológicas. As alunas Isabela Minatti, Clara Godois, Maria Eduarda Matos, Tainá, Ágatha de Assis e Bianca Ayumi fizeram a coleta de uniformes e roupas velhas, transformando-as em ecobags e desenvolvendo oficinas de customização com alunos do colégio.
Já os alunos Victor Bacchin, Hiago Grava, Natã de Almeida, Fabrizio Carotenuto, Lucas Yago e Lucão fizeram plantio de árvores em praça, além da distribuição de sementes de girassol (flor que é atrativa a polinizadores).
Como forma de evitar a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito da dengue, os alunos Isabela Falchi, Carol Barco, Guilherme Soares, Gustavo Lima, Vinicius Luis e Ananda Freitas, fizeram o recolhimento de lixo em área pública.
E para estimular a literatura e a troca de livros, os alunos Rayane Coelho, Cléo Bueno, Maria Eduarda Marques, Lavinia Cardoso, Anderson Gabriel, Hellen Silva, desenvolveram o projeto Reutilivrando, o qual foi implantado no colégio e tem como objetivo a troca de livros.
“O mais importante do projeto é que os alunos se sintam parte de uma transformação e que eles sejam protagonistas, além de mostrar que, cada um, pode fazer transformações no mundo. Eles estão de parabéns. Os projetos podem ser conferidos no link: https://bit.ly/2Lc1A0O”, destacou o professor orientador.