Pela primeira vez no Brasil, o BURGER KING® traz a inovação de ter um comercial com audiodescrição inserindo o recurso no canal principal de áudio na TV aberta. Ou seja, pela primeira vez cegos e videntes (pessoas que enxergam) serão impactados pelo mesmo filme, normalmente esse recurso fica disponível no canal secundário, acionado pela tecla SAP. Eduardo, pessoa com deficiência visual e consumidor da marca é o protagonista da nova campanha – promoção King em Dobro, que permite combinar dois sanduíches da rede por R$15.
A escolha do protagonista tem como objetivo conscientizar sobre a importância da representatividade uma vez que, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que a visual é a mais comum delas, somando mais de 6,5 milhões de pessoas, o equivalente a 3,5% da população nacional.
Para o Burger King, dar visibilidade e destacar a diversidade do público faz parte do DNA da marca. ???Nós trabalhamos constantemente para que todos se sintam acolhidos e livres para serem quem são, respeitando suas individualidades. Lançar a primeira campanha com audiodescrição em rede aberta é um reflexo do nosso posicionamento.  Queremos que todos possam ter o mesmo envolvimento e a mesma absorção com a nossa campanha???, reforça Ariel Grunkraut, diretor de Marketing e Vendas do Burger King Brasil.
Em paralelo com o novo comercial, o Burger King também assume o compromisso de continuar promovendo ações dentro e fora da empresa. Além das lojas contarem com cardápios em braile, os novos projetos de restaurantes estão arquitetados para serem 100% acessíveis ao consumidor. Há também uma iniciativa que será ampliada nível Brasil até o fim do ano para ajudar os consumidores com deficiência auditiva no momento do pedido, em parceria com a Signumweb ??? startup especializada em comunicação inclusiva. Quando falamos dos canais digitais, o BK terá seu site acessível até o fim deste ano, o APP e o Totem até 2020. Já pensando em colaborador, a empresa mantém parceria com diversas ONGs espalhadas pelo Brasil que tem como objetivo auxiliar na captação de PCDs e acompanhar o desempenho destes colaboradores em suas atividades. No momento, há vagas em aberto e basta se cadastrar aqui para se candidatar.
Além de todos os compromissos da marca firmados com o tema, o Burger King contou com a parceria da Sondery – Creative Accessibility, consultoria que cria soluções de acessibilidade para o mercado de consumo, para garantir que desenvolvimento da campanha envolvesse pessoas com deficiência, respeitando um modo de pensar inclusivo, e resultando numa campanha que transmite a mensagem correta: de que a deficiência é só uma característica, pessoas com deficiência também são consumidores e que todos devem se sentir bem-vindos em todos os lugares e por todas as pessoas.
 
A nova campanha do King em Dobro, que está presente em TV e meios digitais, é assinada pela DAVID e entra no ar hoje, 24.07. No filme, Eduardo está em uma das lojas do BK, usando a tradicional coroa de cartolina, e se deliciando com um Big King e um Cheddar Duplo, sanduíches que fazem parte da promoção 2×15. Confira o filme aqui.
 
Rafael Donato, VP de criação da DAVID, reforça que aprendeu muito com esse novo projeto de 2×15. ????? um trabalho que faz refletir sobre acessibilidade e esperamos que faça o mesmo com todos que vão assisti-lo. Eduardo é um cara que ri de si mesmo e também curte uma zueira, como todo bom amante de Burger King???, conta Donato.  
 
FICHA T??CNICA
Agência: DAVID SP
Campanha:  2×15 ??? ???Cego???
Cliente: Burger King Brasil
Produto: King em Dobro
Managing Director: Sylvia Panico
VP de criação: Rafael Donato
Diretor de criação: Edgard Gianesi
Redator: Bernardo Tavares
Diretor de Arte: Paulo Damasceno
Atendimento: Carolina Vieira, Rafael Giorgino, Roberta Magalhães, Martina Adati
Produção: Fabiano Beraldo, Silvia Neri, Fernanda Peixoto, Brunno Cunha, Gustavo Viola
Planejamento: Daniela Bombonato, Carolina Silva, Bruno Gomiero
Mídia: Márcia Mendonça, Mateus Madureira, Felipe Braga, Renata Oliveira
Social media: Lucas Patricio
Produtora: Café RoyalDiretor: Joca_Georgia Guerra PeixeProdutor executivo: Moa Ramalho  Atendimento: Nanci Bonani e Andreza Oliveira Coordenador de produção: Alex Missaka Diretora de Produção: Maran Poian Direção de fotografia: Thiago Beck de VicentisAssistente de direção: Manu CarvalhoDireção de Arte: Luciana BuenoFigurinista: Sara Teitelbaum Produtora de Elenco: Hugo Aldado, Debora Carvalho, Fabio Siqueira Produtora de Alimentos: Paula Rainho Pós-produção: Café Royal Coordenação de pós produção: Anita Cintra Finalizador: Murillo MouraEditor: Daniel Crepaldi Correção de cor: The EndProdutora de som: JamuteProdução Executiva de som: James PintoAtendimento: Sabrina Geraissate e Kiki Eisenbraun Coordenação: Juliana Zuppo e Cassia Garcia                         Engenheiro de som: Otavio Bertolo, Fernanda Galetti e Rafael LaurentiConsultoria de acessibilidade: Sondery – Creative AccessibilityConsultores: Ana Clara Schneider, Rafael Duarte, Luciana Oliveira, Edgar Jacques Audiodescrição: Roteiro – Rosa Matsushita / Consultoria – Edgar Jacques / Diretor de Voz: Thonny Cavaglieri / Locução: Mariana FerrariAprovação do cliente: Ariel Grunkraut, Thais Nicolau, Natalie Bursztyn, Marilia Santos