Americana enfrenta um grande desafio que é a despoluição da represa de Salto Grande. A secretaria do meio ambiente vem tentando ‘camuflar’ o problema com uma força-tarefa de retirada de aguapés – quem executa o serviço é a CPFL, responsável pela represa.
Acontece que a poluição é o principal problema do local, tanto para o aparecimento em excesso das macrófitas (aguapés) como a restrição do uso da água – muitos ainda sonham em poder usufruir da represa como antigamente.
O problema envolve outras 11 cidades, que ainda despejam esgoto sem tratamento nas águas da represa. Conheça as ‘colegas’ acima de Americana que contribuem para esse pesadelo que a cidade vive, de acordo com Dados do Saneamento Básico dos Municípios Paulistas. As autoridades americanenses citam, sempre, a ‘culpa’ das cidades relacionadas.
AtibaiaBom Jesus dos PerdõesCampinasItatibaJarinuNazaré PaulistaPaulíniaPiracaiaSumaréValinhosVinhedo O que falta é uma ação extremamente rígida quanto ao problema, que todos já tem ciência, prefeitura, governo do estado e federal e ministério público, mas o resultados práticos – além da retirada dos aguapés – são pouco efetivos.
Da reuniões realizadas pela secretaria de meio ambiente de Americana, comandada por Odair Dias (PV) nenhum representante das cidades citadas acima compareceram.