Os protagonistas da 23ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste foram apresentados nesta quinta-feira (30), em coletiva à imprensa, autoridades e convidados, realizada no Tivoli Shopping. O evento lançou também a 6ª edição da exposição itinerante “A Paixão em Cenas”, que traz registros da peça captados por sete fotógrafos da região.
Tradicional no município, a encenação será apresentada de 7 a 12 de abril, sempre às 20 horas, com entrada franca, no Novo Pátio da Usina Santa Bárbara. “Como todo ano é uma grande expectativa e uma alegria para nós. Quero primeiramente agradecer aos barbarenses que ao longo dos anos transformaram essa apresentação em tradição”, enfatizou o prefeito Denis Andia. “Juntamente com a organização, esses atores voluntários sempre contam a história de Jesus Cristo com muito carinho. Não só na cidade e região, mas também temos recebido pessoas de cidades muito distantes que fazem questão de prestigiar. Convido para assistir ao Via Crucis e se sentir cativado e emocionado por essa história de paz e amor”, complementou.
O secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, Evandro Felix, destacou que o público encontrará um ambiente preparado para acolher a todos que buscam se emocionar com o espetáculo. “O Via Crucis é o maior e mais consolidado espetáculo teatral da Região Metropolitana de Campinas. Além de promover a cultura, o projeto é um grande atrativo, que traz turistas de todos os cantos para a cidade na Semana Santa. Trabalhamos duro para oferecer uma estrutura cada vez mais confortável, do acesso ao recinto às acomodações”, ressaltou.
Gerente geral do Tivoli Shopping, Gustavo Salvagnini destacou a alegria em sediar o evento de lançamento da peça e a exposição há seis anos. “?? uma alegria e uma honra muito grande para nós, do Tivoli Shopping, receber e participar do lançamento do Via Crucis, esse espetáculo que é tão especial e que retrata os principais momentos de Jesus Cristo na Terra. Tenho certeza de que o espetáculo e a exposição fotográfica, mais uma vez, irão emocionar a todos nós”, comentou.

Os protagonistas
Intérprete de Jesus de Nazaré pelo segundo ano consecutivo, o ator Gabriel Mazon conta que terá a oportunidade de aprimorar ainda mais a composição do personagem. “Me senti muito feliz e grato por receber novamente o papel. A experiência do ano passado me ajudou a testar e amadurecer o personagem e pretendo continuar com as descobertas, porque os estudos continuam. No ano passado, busquei um Jesus humano. Esse ano vou seguir nessa pesquisa, buscando novas nuances para emocionar e surpreender o público”, adiantou.
Já a atriz Ray de Souza, que participou da primeira edição da peça e esteve presente na maioria das edições, se diz entusiasmada para interpretar Maria de Nazaré, a mãe de Jesus, personagem que viverá pela sétima ocasião. Mais madura, ela conta que pretende levar à plateia a figura de uma mulher forte, sensível e muito humana, que tocará os corações.
“Maria é uma personagem muito especial para mim e, quanto mais o tempo passa, mais significativa fica. Estou num momento muito sensível de minha vida e de grande reflexão, e ela só fortalece minha fé e convicções com as orientações que recebi de minha mãe que, por sinal, também foi uma grande, forte e destemida Maria”, apontou.
Outro veterano a figurar entre os destaques desta edição é o ator Almir Pugina, que foi diretor do Via Crucis pelo período de 2005 a 2012. Depois de conduzir muitos intérpretes, chegou o seu momento de dar vida a um dos personagens mais disputados da encenação: Satanás.
“?? uma situação muito singular, ímpar. Nunca me imaginei na pele desse personagem. Acredito que tudo o que eu exigi dos outros atores, agora será exigido de mim e não poderia ser diferente. Percebi que o personagem é muito enfático, imperativo e dá pouco espaço para a argumentação com o protagonista”, analisou.

Dramaturgia
Uma das principais novidades desta edição, a dramaturgia será narrada sob a ótica de João de Patmos, cristão exilado na Ilha de Patmos, na Grécia, onde escreveu o emblemático livro bíblico “Apocalipse”.
Para o diretor cênico da montagem, Otávio Delaneza, o enredo foi o ponto de partida para a seleção do elenco e início da composição das cenas. A ideia é fazer uma ponte entre os exilados da época de Jesus e os atuais.
“Todos os anos buscamos apresentar uma história envolvente e que toque a plateia. Nesta edição, pretendemos fazer uma abertura reflexiva com os exilados e trazer cenas que estimulem a reflexão quanto às diferentes formas de ser um exilado nos dias de hoje para reforçar a mensagem de que só o amor pode nos libertar”, adiantou.
Autor do enredo, Denis Espanhol destacou que o texto traz ainda novas passagens bíblicas, além de personagens e de cenas com uma nova roupagem. “?? sempre um desafio recontar essa história. Queremos criar um caminho novo, mas que contemple a mensagem de Jesus e seja atual, mesmo representando uma história com mais de 2 mil anos. Nesta edição, o desafio foi ainda maior por lidar com um personagem sobre o qual não temos muitas informações. Mas posso adiantar que o enredo está emocionante, especialmente nas passagens com Jesus”, afirmou.
Integrante do espetáculo desde a quinta edição, o ator Aquiles Alexandre foi escalado para viver o narrador, João de Patmos. “Conheci o personagem a partir dos exercícios cênicos e me identifiquei muito. Como se trata de um idoso, o desafio será conciliar a voz e o corpo em uma idade mais avançada”, disse. Os atores Bruno Queiroz, Vinicius Pestana e Brunna Oliveira viverão os exilados, que acompanharão o narrador ao longo de todo o espetáculo.

Exposição itinerante “A Paixão em Cenas”
A exposição itinerante “A Paixão em Cenas” chega à sua 6ª edição com o propósito de ampliar a divulgação da peça por meio dos principais registros fotográficos captados durante a 22ª edição do Espetáculo Via Crucis. 
Integram a exposição os fotógrafos Gilberto Neves, João Angelo, José Eduardo Rodella, José Roberto Bueno, Luis Eduardo Deffanti, Marcel Carloni, além do médico e fotógrafo Augusto Bortoluci, que iniciou como espectador da peça, mas gostou tanto do espetáculo que hoje integra os bastidores. Além dos registros feitos durante as apresentações, ele é o responsável pela captação das imagens durante os ensaios.   
“Participar do Via Crucis me trouxe um grande aprendizado, não só técnico, mas muito humano graças à pluralidade de pessoas e ao trabalho de bastidores. A fotografia exige sensibilidade e consegui aprimorar esse lado porque a peça traz muita emoção”, disse.
O Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e produção cultural 3marias.