O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quinta-feira, dia 13, com o papa Francisco, no Vaticano. A viagem já estava prevista desde a semana passada, quando o petista conseguiu adiar na Justiça o depoimento que deveria prestar na operação Zelotes, previsto para a última terça-feira.
Lula postou duas fotos da reunião em seu perfil no Twitter. Em uma delas, ele recebe uma bênção do pontífice. ???Encontro com o papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno???, escreveu o ex-presidente.
A reunião ocorre um dia depois de o papa publicar o texto final do Sínodo da Amazônia que fala da ???responsabilidade de governos nacionais??? e da ???louvável??? atuação de ONGs internacionais na ???preservação do meio ambiente e recursos naturais??? da floresta. Com o título de ???Querida Amazônia???, o documento diz que o bioma enfrenta um ???desastre ecológico??? e faz um apelo para que se ouça tanto o ???clamor da terra como dos pobres???. ???Os interesses colonizadores que, legal e ilegalmente, fizeram ??? e fazem ??? aumentar o corte de madeira e a indústria minerária e que foram expulsando e encurralando os povos indígenas, ribeirinhos e afrodescendentes, provocam um clamor que brada ao céu???, escreveu o religioso.
No texto, o papa também descartou a possibilidade de ordenar homens casados como padres na Amazônia. A proposta havia sido aprovada por 128 votos contra 41 no sínodo sobre a floresta como resposta à escassez de sacerdotes na região, mas precisava do aval do pontífice.