As viagens no Brasil estão ganhando novos adeptos. ?? cada vez mais comum que os donos façam viagens com seus animais de estimação. O cuidado com os pets é tamanho que eles não querem largar seus bichinhos durante os passeios, e as empresas da área de turismo estão se adaptando a esta nova realidade.
Fazer uma viagem com os animais de estimação virou uma tendência para 2020. Uma pesquisa realizada pelo site de viagens Booking.com apontou que 51% dos donos de pets só devem viajar, este ano, se puderem levar seus bichinhos. 
Setor hoteleiro está se adaptando a nova tendênciaIsso está fazendo com que aeroportos, hotéis, pousadas e resorts se adaptem para receber os pets com conforto e segurança. Segundo o Ministério do Turismo, alguns aeroportos, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, já oferecem áreas de descanso para os pets. 
Outra mudança são hotéis pet-friendly, locais onde viajantes podem se hospedar com seus bichinhos. Um exemplo é o Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, que montou uma estrutura para receber cães de pequeno porte. 
Segundo Carlos Lessa, diretor do hotel, as mudanças foram implementadas para acompanhar a demanda dos próprios clientes, que cobravam as adaptações no local. Quais cuidados preciso ter para viajar com o meu pet? A Agência de Notícias do Turismo divulgou um pequeno guia para orientar os donos dos pets. As dicas visam promover uma viagem mais tranquila e confortável para os animais. Confira os principais cuidados que se deve ter ao viajar com pets:
??? Carteira de vacinação em dia, assim como a medicação contra vermes e pulgas;??? Saber o endereço das clínicas veterinárias mais próximas ao hotel em que você ficará hospedado com seu pet;??? ???Microchipar??? o seu pet é uma excelente maneira de identificá-lo. Ao realizar o processo, o pet é cadastrado em um banco de dados, que pode ser acessado por veterinários e agentes sanitários, o que é muito útil caso ele se perca;??? Não medique os animais durante voos, pois isso pode impor riscos à saúde do pet,??? Adapte o pet ao uso da caixa de transporte. Provavelmente, o animal terá de ficar dentro dela durante a viagem, seja de ônibus ou avião. E mesmo em viagens de carro, o uso da caixa também é recomendado para garantir a segurança do animal. 
Mercado pet em crescimento contra a criseDiferente de outros setores, o mercado pet não tem sentido tanto a crise e se tornou um dos responsáveis por puxar a economia nacional para cima. Não é a toa que o Brasil se tornou o segundo maior mercado pet do mundo em 2018, ultrapassando a Inglaterra. Agora, só ficamos atrás dos Estados Unidos. 
De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem cerca de 132 milhões de pets no Brasil. E o desejo dos donos de agradar os seus bichinhos tornam o mercado cada vez mais rentável. 
A expectativa é que o mercado pet tenha um faturamento de R$ 20 bilhões em 2020. E com isso, muitos empreendedores estão apostando no setor para terem o seu primeiro negócio de sucesso. 
Pet hotéis também estão em altaE na contrapartida das viagens com os animais, os negócios de pet hotel também têm crescido. Esses estabelecimentos são voltados para donos de pets que não podem viajar com seus bichinhos e não tem com quem os deixar.
Um pet hotel promove uma espécie de colônia de férias para animais, realizando atividades de socialização e recreação. A ideia é que fazer com que os pets possam aproveitar para brincar bastante em um local estruturado e confortável.