A volta do Classe A ao Brasil já tem data marcada, segundo apurou o site Blogauto. O agora hatchback (ex-monovolume) estréia no país em março de 2013. A Mercedes-Benz já havia adiantado que o modelo desembarcaria por aqui no ano que vem, mas não especificou um mês exato.
O novo Classe A só manteve o nome do seu antecessor. O compacto havia nascido como um monvolume na década de 1990 e foi a maior aposta da marca alemã no Brasil quando ela construiu uma fábrica em Juiz de Fora exclusiva para ele. Na época, vivia-se um otimismo exagero com nosso mercado que fez a Mercedes acreditar que o Classe A teria potencial de vendas mesmo custando bastante para um carro pequeno e cheio de tecnologias de ponta.
O resultado foi ruim: o monovolume não só não emplacou como sofre outros reveses como um teste de estabilidade fracassado e dificuldades com o serviço de pós-venda. Quando lançou a 2ª geração na Europa, a Mercedes optou por encerrar a produção brasileira. Seu sucessor chegou a ser vendido no Brasil, mas com vendas pífias.