O NM foi procurado por pais de alunos do ensino fundamental 1- 1o ao 5o ano- da escola Olympia Barth de Oliveira de Americana que reclamam da discussão da transformação da escola em período integral.

Segundo os pais, a direção da escola está fazendo uma manobra impedindo a votação dos pais dos ensinos iniciais de votarem contra a implantação da escola integral. Os pais dizem que as crianças serão transferidas para uma escola mais próxima, mas a escola mais próxima fica mais quilômetros e meio em linha reta. Muitos pais não tem condição de estar pagando transporte para essas crianças.

POSIÇÃO DA ESCOLA– Análise- Gestora do Programa de Ensino Integral, Bruna Waitman disse que há uma análise cuidadosa e todos os alunos da unidade são levados em consideração na mudança. “As comunidades estão sendo ouvidas e se for desejo delas vão submeter documentação para ingressar. Se não desejarem seguem sendo escolas regulares”, afirmou.

Como não há consenso da comunidade, e concordando que é necessário mais tempo para discussão, a escola seguirá com os esclarecimentos à toda sua comunidade, buscando transparência e entendimento, para – se houver aceitação da comunidade – aderir ao programa de ensino integral no próximo ano.

A direção ainda afirmou que “Não há possibilidade da escola se tornar uma unidade de ensino integral se sua comunidade escolar não aprovar”.