A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que o combate à inflação é um valor em seu governo e que seus comentários sobre o assunto em Durban, na África do Sul, foram interpretados de maneira equivocada.
“Eu sou uma pessoa que já escreveu, e vocês já publicaram, que o combate à inflação é um valor em si. A notícia foi manipulada”, disse a presidente em declaração a jornalistas na cidade sul-africana. 
A posição da presidente foi reforçada em nota divulgada pelo Blog do Planalto (blog.planalto.gov.br): “Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”, afirmou.
A declaração inicial, publicada pela BBC Brasil e por diversos veículos de imprensa, entre eles a Agência Brasil, era de que a presidente não apoia políticas de controle inflacionário que sacrifiquem o crescimento.
“Eu não concordo com políticas de combate à inflação que ‘olhem’ a questão do crescimento econômico, até porque temos uma contraprova dada pela realidade: tivemos um baixo crescimento no ano passado e um aumento da inflação, porque houve um choque de oferta devido à crise e fatores externos”, havia dito a presidente em entrevista a jornalistas que cobrem a cúpula dos Brics, na África do Sul. 
Segundo o Planalto, Dilma fez as novas declarações depois de tomar conhecimento de que agentes do mercado financeiro estavam interpretando erroneamente seus comentários como expressão de leniência em relação à inflação.