A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações da prefeitura sobre a vacinação de pessoas em situação de rua contra a Covid-19 em Americana. A parlamentar lembra que existem muitas pessoas com idade superior a 60 anos nesta condição e que ainda não foram vacinadas. “A Constituição Federal estipula que a saúde é direito de todos. Considerando o aumento da quantidade de novos casos confirmados e o percentual de ocupação entre leitos de UTI e enfermaria no nosso município e visando uma política abrangente a todas as classes sociais, principalmente com um olhar mais atencioso às pessoas em situação de vulnerabilidade e desprotegidas socialmente, apresentamos estes questionamentos”, aponta Juliana.
A vereadora pergunta no requerimento se o Poder Executivo tem conhecimento da existência de pessoas em situação de rua que já têm idade e/ou condições para receber a vacina contra a Covid-19 e que ainda não tenham sido vacinadas. Questiona, ainda, qual o motivo de essas pessoas ainda não terem sido vacinados, qual o plano emergencial para solucionar o problema e qual a previsão de vacinação deste público.
Nathália Camargo quer “xepa” para maiores de 18 anos
A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação em que pede ao Poder Executivo a ampliação da faixa etária para cadastro de aplicação de doses remanescentes de vacinas contra a Covid-19, a “xepa”, para pessoas maiores de 18 anos. De acordo com a parlamentar, o município tem feito o cadastro de pessoas a partir de 40 anos para receber a sobra das doses de vacinas ao final do dia nas unidades básicas de saúde e nos postos de vacinação, mas segundo informações está havendo baixa adesão de pessoas da idade indicada.
“Isso traz um sério risco de descarte das sobras, perdendo-se doses dessa vacina tão importante nesse momento. Para que não se corra esse risco, indicamos a ampliação da faixa etária para cadastro da ‘xepa’ para pessoas maiores de 18 anos”, destaca Nathália no documento.
A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (1º) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.