A cidade de Americana registrou, no ano de 2021, de janeiro a agosto, 27 novos casos de pacientes residentes do município infectados com o HIV. A informação é da secretaria de saúde.
Americana possui um Serviço Especializado em Infectologia (SAE), que faz o acompanhamento dos pacientes, com o devido tratamento oferecido e também a Vigilância Epidemiológica, que acompanha as notificações dos casos. Desde 1987, quando iniciaram os registros, a cidade já contabilizou 696 casos da doença.
Todos os pacientes diagnosticados com HIV têm o acompanhamento social, psicológico, médico, de enfermagem e farmacêutico, no ambulatório de infectologia no município.
O serviço também oferece teste rápido de hepatite B e C, HIV e sífilis, por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, bastando o paciente apresentar um documento com foto para ser acolhido pelos profissionais do local.
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento, aprovado pelos vereadores na última quinta-feira, onde questiona se a prefeitura possui algum planejamento de realização de campanha no município diante do alto número de novos casos em 2021. A prefeitura tem 15 dias para responder.