A importância de entender a transformação digital na educação brasileira pode ser conferida já como política pública. A Política Nacional de Tecnologia para Educação, recentemente aprovada em âmbito federal, mostra que os profissionais da educação devem ser capacitados para produzir conteúdos e recursos digitais, bem como utilizar práticas de compartilhamento. As escolas precisam garantir a existência de equipes permanentes para diagnóstico, formação, monitoramento e avaliação da introdução e do uso das tecnologias nas escolas.
Aparentemente, seriam as escolas de ensino privado as primeiras a partirem para esses processos de transformação. Mas não é o que temos visto. Muitas cidades do interior de São Paulo estão adotando por meio de suas secretarias de educação, processos de capacitação de professores e gestores para lidar com a realidade que veio pata ficar: o ensino de forma presencial e digital com utilização correta de ferramentas que podem otimizar o aprendizado e engajar cada vez mais os alunos.
Americana não ficaria de fora
Sede do maior polo têxtil do Brasil, Americana não deixaria a educação de seus habitantes sem essa moderna abordagem. Já reconhecido pelo cuidado com a educação, o município quer ser agora um dos pioneiros na adoção das ferramentas de tecnologia para aprimorar ainda mais a qualidade da sua rede de ensino.
A capacitação da rede municipal de Americana vem ao encontro da Política Nacional de Tecnologia para Educação, recentemente aprovada em âmbito federal. Por meio dela, os profissionais da educação devem ser capacitados para produzir conteúdos e recursos digitais, bem como utilizar práticas de compartilhamento. As escolas precisam garantir a existência de equipes permanentes para diagnóstico, formação, monitoramento e avaliação da introdução e do uso das tecnologias nas escolas.
Serão dezenas de horas de capacitação para o melhor aproveitamento das ferramentas do Google for Education, que, entre outros benefícios, contribui para aprimorar o conteúdo e a dinâmica de aula, promove maior interação entre professor e aluno, aumenta o engajamento e proporciona novas possibilidades de aprendizado, seja no ambiente virtual ou presencial.
Para concretizar esses avanços, é preciso aliar a tecnologia à formação de profissionais. Eles serão valorizados e terão a chance de adquirir conhecimentos que se tornam cada vez mais essenciais e demandados pelas instituições de ensino.
O programa está sendo conduzido pela Colaborativa, especialista em transformação digital na educação, em uma parceria que já está rendendo resultados.
Americana está entre os municípios que evoluem para a transformação digital na educação. Outras cidades de São Paulo, como Barueri, Itapevi e Indaiatuba, também já estão investindo em projetos do gênero e celebrando conquistas que as posicionam como referência em educação no país.
Como cidade, Americana investe no ensino público de qualidade, em tecnologia e pessoas, e cumpre mais uma vez com seu compromisso e sua posição de protagonista no estado de São Paulo, não só no setor econômico, mas também na educação.