Manuela Gonçalez Ganciar iniciou realizando aulas de tênis com 10 anos de idade no condomínio em Nova Odessa onde mora atualmente. Ao ver sua evolução e enxergar um grande potencial para se tornar uma tenista profissional, seu professor começou a treiná-la para participar de competições.
Mesmo sem nenhum apoio financeiro de patrocinador, Manuela conta com a ajuda dos pais e avós para continuar evoluindo nas competições. Seus treinamentos são diários, em 2 períodos, manhã e tarde.
Em 2018, aos 13 anos, no segundo ano de competições, terminou na segunda posição do ranking, na categoria 14 FE (Feminino Estreantes) pela FPT (Federação Paulista de Tênis).
Em 2019 terminou em 26ª na categoria 14 F na Federação Paulista de Tênis.
Em 2020 foi seu primeiro ano jogando na categoria 16 F, terminou na 5ª posição. Atualmente, Manuela é a 2ª colocada no ranking da FPT.
Em 2021 a tenista iniciou a participação em torneios nacionais pela CBT (Confederação Brasileira de Tênis) , onde hoje ocupa a 30ª posição no ranking nacional.
Também em 2021 disputou seu primeiro torneio internacional válido pela COSAT (Confederação Sul-americana de Tênis) jogando simples e duplas onde somou pontos e ocupa a 195ª posição no ranking Sul-Americano.
Nesse período a tenista Manuela Gonçalez Ganciar já disputou vários torneios Paulista, Nacional e Sul-americano em muitas cidades, tais como: São Paulo, São Carlos, Serra Negra, Brasília, Blumenau-SC, Criciúma-SC, dentre outras.
Os treinos nas quadras de tênis são intensos, geralmente são realizados de segunda a domingo, sem folga.
Além disso, a Manuela faz treinos de agilidade e tempo de reação.
Treinar a agilidade deixa a atleta mais rápida em quadra, principalmente nas trocas de direção em curto intervalo de tempo – como é o caso do tênis. Já o treinamento de tempo de reação ajuda na velocidade que a atleta realizará a ação a partir de determinado estímulo.
A Manuela Gonçalez Ganciar recebe esses treinos com o apoio do irmão Victor Gonçalez Ganciar, grande incentivador da atleta.