Já foi assinado pelo prefeito Leitinho Schooder o convênio da Prefeitura de Nova Odessa com o Programa “Escolas de Qualificação Profissional” do Fussesp (Fundo Social de São Paulo), lançado na última sexta-feira (17/12) pelo Governo do Estado em evento na capital. Pela parceria, serão oferecidas 150 vagas em quatro cursos gratuitos de qualificação profissional a integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade da cidade, já a partir de março de 2022.

O prefeito foi representado na cerimônia em São Paulo – que contou com o governador João Doria e a presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria – pelo chefe de Gabinete Rafael Brocchi e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Samuel Marin.

No total, serão beneficiadas 150 cidades do Estado. Os cursos serão ministrados a partir do próximo ano, com oferta de 8 mil vagas na capital e no interior do estado. O investimento do Governo de SP será superior a R$ 1,3 milhão, com contrapartida de R$ 2,7 milhões dos municípios.

Em Nova Odessa, as matrículas dos interessados devem acontecer já em fevereiro do próximo ano, com aulas a partir de março provavelmente no Clube da Melhor Idade. O público-alvo inclui residentes em Nova Odessa que estejam em condições de vulnerabilidade social, bem como pessoas que são arrimo de família.

“Nosso objetivo com essa parceria com o Estado e o Fussesp é proporcionar uma geração de renda para essas pessoas, uma autonomia financeira, principalmente para as mulheres arrimo de família, que terão a possibilidade de trabalhar em casa, onde conseguem uma renda sem sair do lar e de perto dos seus filhos”, apontou o prefeito Leitinho.

Pelo convênio, o Estado fará o repasse dos recursos para os municípios, que ficarão responsáveis pelo pagamento dos instrutores e aquisição dos insumos para realização dos cursos. Os instrutores serão designados pelas prefeituras e o Fundo Social oferecerá o treinamento virtual sobre as capacitações a serem ministradas. O treinamento será realizado já em janeiro.

“Nova Odessa assinou convênio com Fundo Social de São Paulo para realização de quatro cursos profissionalizantes: ‘Escola de Moda’, Corte e Costura Inicial e Avançado e ‘Escola de Beleza’ – Manicure e Cabelereiro. Os cursos terão início no próximo ano, assim que o Fundo fizer a entrega e a instalação dos bens materiais para sua realização”, acrescentou Samuel Marin.

O objetivo do Programa “Escolas de Qualificação Profissional” é promover a capacitação de agentes multiplicadores em áreas consideradas estratégicas e a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta gestão, o Fundo Social ampliou a grade com inclusão de novas áreas de qualificação, além de Moda, Beleza e Construção Civil que já eram ministradas anteriormente. Ao longo dos 10 anos do no Programa, o FUSSP qualificou mais de 153 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em 335 municípios.