A Nasa/Agência Espacial Norte Americana lançou um telescópio que pretende ajudar nos a compreender como tudo começou. Imagine que você esteja folheando as páginas de seu álbum de fotos de família. Você começa pelo final, ou seja, nas fotos mais recentes. Você chega às imagens do seu aniversário de quatro anos, e consegue até mesmo ver algumas fotos de quando você era uma criança aprendendo a andar.
Então você percebe que não há fotos suas de bebê. Sua vida só foi registrada a partir desse momento. E aparece alguém que oferece revelar algumas fotos anteriores de quando você era um bebê. Você provavelmente gostaria de vê-las.
Agora imagine que existe a possibilidade de ver tais fotos para todo o universo. É exatamente isso que promete o novo e impressionante telescópio espacial James Webb, lançado com sucesso neste sábado (25/12). É provável que ele mude drasticamente nosso entendimento do cosmos.
Clareza a partir do espaço
Os telescópios nos permitem ver objetos distantes. A maioria usa espelhos para captar e focalizar a luz. Quanto maior o espelho, mais poderoso é o telescópio.
Os telescópios podem ser encontrados em montanhas e em desertos, mas também montados em satélites.