A meta “Pratique a doação”, a quarta do guia de Metas Sustentáveis de 2022, destaca que devemos doar tudo o que não usamos mais e que esteja em bom estado de conservação! Elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana, o guia é composto por 22 metas.

O início do ano é sempre uma boa oportunidade para repensarmos nossa vida e também para praticarmos a doação. Não precisamos descartar aquilo que ainda pode ser reaproveitado, sempre existe alguém que precisa.

A importância da doação é ressaltada e o ato ainda pode melhorar o meio ambiente.

Descartar o que ainda possui vida útil, traz prejuízos ambientais e reduz o tempo de vida útil dos aterros sanitários, para onde deveriam ser encaminhados somente os resíduos que não sejam possíveis de reciclar. Praticar doação reduz o volume de resíduos nesses locais e também evita o descarte incorreto que prejudica o meio ambiente. Jornais que já foram lidos, podem ser doados para utilização como tapete higiênico.

Revistas, brinquedos ou livros infantis geralmente são de grande valia para consultórios médicos e hospitais, servindo para os pacientes. Livros também podem ser doados para bibliotecas e de roupas de cama e peças de vestuário, pares de óculos, sapatos e móveis e utensílios eletrodomésticos em geral.

Praticar a doação é prerrogativa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente dos ODS 12 (consumo e produção responsáveis).  Saiba mais sobre os ODS no link:

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Aprofunde sobre o tema:

https://www.dinamicambiental.com.br/blog/sustentabilidade/pratique-a-doacao-do-que-voce-nao-usa-mais/