O New York Times informou que autoridades de alto escalão dos EUA embarcaram para a Venezuela no sábado (5) para se reunir com o governo do presidente Nicolás Maduro. Segundo o jornal, a viagem faz parte dos esforços do governo Biden de “separar a Rússia de seus aliados internacionais restantes em meio a um crescente impasse sobre a Ucrânia”. Segundo um dos participantes das negociações, o governo Maduro recebeu bem a iniciativa de Biden.
A viagem é a visita de mais alto nível de autoridades de Washington a Caracas, capital da Venezuela, em anos. Os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com Maduro e fecharam sua embaixada em Caracas em 2019.. O governo Trump então tentou derrubar o governo de Maduro, com apoio do governo Jair Bolsonaro.
A resposta do governo Maduro às duras sanções econômicas de Trump foi o estreitamento das relações com a Rússia, assim como do Irã e da China. As empresas de energia e os bancos russos têm sido fundamentais para permitir que a Venezuela continue exportando petróleo, a maior fonte de divisas para o país.