O município de Americana registrou nesta quarta-feira (30) apenas sete internações em leitos de enfermaria e nenhum leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupado para casos de Covid-19. Isso não acontecia desde o início da pandemia, em março de 2020. Um dos principais fatores apontados para a queda das internações é a ampla cobertura da vacinação contra a doença.
Em Americana já foram aplicadas 503.344 doses da vacina, considerando todas as etapas do esquema vacinal. O município já vacinou 189.353 indivíduos adultos com o esquema vacinal completo, o que inclui os que receberam a segunda dose ou a dose única.
A Vigilância Epidemiológica informou nesta quarta-feira (30) que foram registrados 26 novos casos da doença, sendo 23 após realização do exame PCR e três após testes rápidos, todos em isolamento domiciliar.
Quadro geral
O quadro geral da Covid-19 em Americana é o seguinte: 37.639 casos positivos, sendo dois internados, 956 óbitos, 245 em isolamento domiciliar, 36.436 recuperados e quatro casos suspeitos aguardando resultado de exame. Além disso, o município contabiliza agora 73.813 casos que eram considerados suspeitos, mas que já foram descartados pelo resultado de exame negativo.
Ocupação geral de leitos
Nesta quarta-feira (30), a taxa geral de ocupação de leitos para Covid-19 no município é zero para leitos com respiradores (de 24 no total, nenhum ocupado) e de 15,91% de leitos sem respiradores (de 44 no total, 7 ocupados).
Ocupação por unidade hospitalar
No Hospital Municipal a taxa é de zero para leitos com respiradores (de 10 no total, nenhum ocupado) e de 31,82% sem respiradores (de 22 no total, 7 ocupados).
No Hospital São Francisco a taxa é zero para leitos com respiradores (de 10 no total, nenhum ocupado) e zero para leitos sem respiradores (de 14 no total, nenhum ocupado).
No Hospital Unimed a taxa é zero para leitos com respiradores (de 4 no total, nenhum ocupado) e zero para leitos sem respiradores (de 8 no total, nenhum ocupado).