A vacina contra a Covid-19 continua disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 15h. Atualmente, todas as doses são oferecidas à população, sendo:
Primeira dose: Aplicada em todos os indivíduos com cinco anos ou mais e em crianças de três a quatro anos, que tenham comorbidades ou deficiência permanente.
Segunda dose: Para todos os públicos, que devem respeitar o prazo de intervalo em relação à primeira dose, conforme o imunizante utilizado, sendo: Coronavac, 28 dias; Pfizer Adulto, 21 dias; Astrazeneca e Pfizer Pediátrica, 56 dias.
Terceira dose: Está sendo aplicada em pessoas com 12 anos ou mais, desde que respeitado o prazo de 4 meses depois da segunda dose.
Quarta dose: Por enquanto, em pessoas com 40 anos ou mais, profissionais de saúde e imunossuprimidos (estes, com 12 anos ou mais), desde que respeitado o prazo de 4 meses depois de recebida a terceira dose.
Quinta dose: Por enquanto, destinada aos indivíduos imunossuprimidos graves, com 18 anos ou mais, respeitando-se o prazo de 4 meses da dose anterior.
Em relação ao público infantil, com idades entre cinco e onze anos, a vacina da Pfizer Pediátrica está disponível em todas as unidades, porém, em dias da semana alternados, conforme o seguinte esquema:
Dia da semana |
UBS: Bairros |
Segunda – Quarta – Sexta
|
São Vito, São Domingos, Jardim São Paulo, Vila Mathiensen, Antônio Zanaga, Cariobinha, Parque Gramado, Praia Azul e Jardim Boer |
Terça – Quinta |
Jardim São José, Parque da Liberdade, Mário Covas, Jaguari, Jardim Brasil, Jardim Alvorada, Parque das Nações, Vila Gallo e Jardim Ipiranga |
A vacina Coronavac para crianças pode ser recebida em qualquer unidade, inclusive a segunda dose infantil.
“Americana atingiu ótimos índices vacinais, porém a gente vem notando uma queda considerável na procura nos últimos meses. Eu imagino que seja pela falsa visão de que a pandemia acabou, de que o vírus não está mais circulando, de que ninguém mais pega a doença e tem agravamento ou óbito. Então, a gente pede e insiste para que a população busque a sua vacina, a sua dose que está faltando”, alerta a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.
Atualmente, o município contabiliza 574.317 doses aplicadas no total, sendo 196.251 da primeira dose, 186.486 da segunda, 123.741 da terceira, 41.996 da quarta e 61 da quinta dose. Também foram 11.593 doses pediátricas, 7.956 aplicações da segunda dose infantil e 6.233 aplicações de dose única, conforme a última atualização semanal da Vigilância Epidemiológica, no dia 2 de setembro.