Nunca é redundante falar de Saúde, por Daniel Cardoso

Arrefecida a pandemia da Covid-19 – em função da vacina, vale ressaltar – e o esfriamento das pautas relacionadas aos profissionais da saúde, os quais foram exaltados (merecidamente) como heróis durante os momentos duros da pandemia que nos acometeu é preciso sim exaltar, cada vez mais, tais profissionais.

É óbvio que o período de maior contágio e óbitos registrados em nossa região demandou um esforço hercúleo dos nossos profissionais, mas a guerra em favor da vida é travada diariamente pelo corpo profissional em saúde nas centenas de unidades instaladas em nossa região.

Seja aqueles da linha de frente nos prontos-socorros, como é o caso dos médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, e também o pessoal da recepção, acolhimento, fisioterapeutas e profissionais da saúde mental, hoje tão procurados e importantes para a população em geral.

Em nossa região, na qual atuo como médico, estamos cercados por profissionais competentes e dedicados. Sabemos que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem problemas e gargalos que necessitam ser solucionados, mas jamais podemos duvidar da vontade e capacidade dos profissionais espalhados pelos hospitais e postos de saúde.

Vale ainda ressaltar o esforço dos prefeitos da RPT (Região do Polo Têxtil) – que compreende as cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia – em buscar recursos juntos aos governos estadual e federal para melhorias estruturais, em equipamentos e na capacitação dos profissionais.

Nunca é redundante falar de Saúde, por Daniel Cardoso

Nunca é redundante falar de Saúde, por Daniel Cardoso

Nossa estrutura humana em saúde – apesar dos gargalos já relatados – deve ser sempre exaltada e motivo de orgulho para nós cidadãos. São profissionais que no dia a dia trabalham até a exaustão para salvar vidas e cuidar da saúde de nossa gente.

Nosso desafio é melhorar as condições de trabalho, salariais e intelectuais de todos os profissionais. Somente assim vamos garantir uma saúde universalizada e de qualidade para cada cidadão.

*Daniel Cardoso é médico e vereador em Americana

 

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento