A Educação é uma área em constante evolução, com novos métodos de ensino e aprendizagem, novas disciplinas, entre outros avanços. E o surgimento das Inteligências Artificiais (IAs) como o Chat GPT é um dos grandes desafios para educadores e instituições de ensino em todo o mundo.
A utilização de IAs em sala de aula pode transformar significativamente como os professores ensinam e também como os alunos aprendem, tornando todo o processo de educação mais personalizado e adaptado aos alunos e as questões atuais.
Dentre as Inteligências Artificiais que surgiram recentemente, uma se destacou devido a sua facilidade de uso e as grandes possibilidades de aplicação, é o ChatGPT, desenvolvido pela empresa estadunidense OpenAI.
O que é o chat GPT?
O ChatGPT é um modelo de inteligência artificial capaz de compreender e reproduzir a linguagem natural em vários idiomas. Ele é treinado com um enorme conjunto de dados para entender as nuances e sutilezas da linguagem.
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Com isso, ele é capaz de responder perguntas sobre uma infinidade de temas diferentes. Há vários serviços que já o utilizam, como atendimento ao cliente, suporte técnico e assistência pessoal, melhorando a eficiência e a qualidade da interação com os usuários.
Qual a preocupação sobre ele na educação?
O uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial, como o ChatGPT, na Educação cresceu nos últimos anos, principalmente como ferramenta de ensino interativa e personalizada.
Embora o ChatGPT ofereça grandes avanços educacionais, tornando o aprendizado mais dinâmico e adaptado a cada aluno, existem alguns riscos que estão preocupando toda a sociedade e não só a comunidade escolar, como professores e familiares de alunos.
Uma das principais preocupações é a possibilidade de substituição do ensino presencial, o que pode levar à falta de interação pessoal e à perda de oportunidades de aprendizado social e emocional.
Além disso, a Inteligência Artificial pode não apresentar uma compreensão completa do contexto educacional e com isso, acabe fornecendo informações erradas ou tendenciosas.
Outra questão importante é a imparcialidade. Como a IA funciona com base em uma grande quantidade de dados, estes podem apresentar vieses culturais e de gênero. Isso pode levar a respostas com conteúdo preconceituoso ou que reforce desigualdades.
Dá para identificar textos feitos pelo chat GPT?
Sim. Apesar de ser uma análise difícil, existem algumas características que podem ajudar a identificar um texto feito pelo ChatGPT. Veja algumas delas:
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Linguagem fluida: Os textos gerados pela IA tendem a ter uma fluência linguística bastante elevada, mesmo em áreas técnicas ou especializadas.
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Respostas padrões: Pela grande quantidade de dados utilizados, as respostas geradas tendem a ter certos padrões, sem considerar o contexto específico da pergunta.
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Falta de profundidade: Os textos gerados geralmente são superficiais, não há aprofundamento do tema ou análise crítica do conteúdo.
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Repetição de informações: O ChatGPT tem a tendência de produzir textos com informações repetidas, sem uso de pronomes e outros recursos que diminuem a repetição de palavras. Isso pode ser indício da falta de compreensão ou análise crítica do conteúdo.
É importante estar atento a essas características ao ler textos que possam ter sido feitos no ChatGPT, especialmente em situações em que é necessário maior profundidade e análise do conteúdo, como na produção acadêmica ou científica.
Qual o melhor uso para a ferramenta então?
O melhor uso do ChatGPT no contexto escolar é como uma ferramenta de apoio para os alunos e professores, facilitando algumas tarefas e atividades cotidianas e simples.
Para os alunos, ele pode fornecer informações e orientações sobre tópicos específicos. Por exemplo, pode ser programado para responder perguntas frequentes dos alunos, ajudando com informações adicionais sobre o conteúdo e na compreensão dos conceitos.
No caso dos professores, a IA pode ser uma ferramenta para diminuir a carga de trabalho, sobretudo nas questões mais burocráticas e repetitivas que diversos alunos costumam apresentar durante as aulas.
Como as atividades podem ser elaboradas?
Para evitar ou simplesmente dificultar o uso do ChatGPT para obter as respostas, os professores podem criar atividades que estimulem o pensamento crítico e a análise pessoal dos alunos.
Alguns exemplos de atividades que podem ser usadas, são:
Debate
Proponha um tópico mais complicado ou polêmico e divida a turma em grupos para debater e defender suas opiniões. Isso incentiva a pesquisa, análise crítica e argumentação individual dos alunos.
Projeto de pesquisa
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa aprofundada sobre um tópico específico, apresentando os resultados em uma apresentação ou relatório detalhado. Assim os alunos exercitam a busca em fontes confiáveis, exigindo análise e interpretação individual.
Resolução de problemas
Proponha problemas complexos que exigem soluções por meio de cálculos e raciocínio lógico. Essas atividades estimulam a resolução de problemas por meio de pensamento autoral e criativo.
Escrita criativa
Peça aos alunos que escrevam contos, poesias ou outros textos criativos que exijam a utilização de sua imaginação e criatividade, incentivando a expressão pessoal com temas relacionados ao seu dia-a-dia.
Trabalhos de faculdade e Pesquisa Científica
O ChatGPT já se mostrou como uma IA poderosa, capaz de gerar textos coerentes e compreensíveis sobre diversos temas. No entanto, é importante notar que ele não pode substituir a originalidade e a pesquisa individual exigida nesses trabalhos. Em primeiro lugar, a pesquisa acadêmica envolve um nível de profundidade e inovação que não pode ser simulado por uma ferramenta. É necessário realizar pesquisas extensas, analisar e interpretar inúmeros dados para produzir resultados originais.
Além disso, os trabalhos acadêmicos de um curso de graduação são avaliados por critérios específicos, como o ineditismo, a qualidade da pesquisa e a habilidade de escrita. Portanto, o ChatGPT pode ser útil para fornecer informações básicas e orientações básicas sobre algum tema, mas não pode substituir a análise crítica e a capacidade de argumentação do autor.
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